Alerta de fofura: filhote de cervo é resgatado em Jaraguá do Sul

O pequeno animal ainda mama e está em uma clínica que cuida de animais silvestres na cidade

Que Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, tem se destacado pelo resgate de animais nos últimos meses não é novidade. Mas desta vez um bichinho pouco encontrado na região foi resgatado por lá: um filhote de cervo tão pequeno que ainda mama.

O cervinho foi encontrado no pasto de uma propriedade rural do bairro Garibaldi na tarde de quinta-feira (13). Os vizinhos levaram o filhote até a casa de um policial militar e, então, a família acionou a Fujama (Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente) para o resgate.

Filhote de cervo foi resgatado em uma propriedade de Jaraguá do Sul – Foto: Fujama/DivulgaçãoFilhote de cervo foi resgatado em uma propriedade de Jaraguá do Sul – Foto: Fujama/Divulgação

O filhote é tão pequeno que mama e o umbigo ainda está em processo de cicatrização. Por isso, ele está em uma clínica que cuida de animais silvestres na cidade, de onde será transferido para um centro de triagem em Florianópolis após se desenvolver melhor.

Segundo o biólogo Christian Raboch, essa espécie de animal é difícil de ser encontrada na região, já que prefere áreas mais preservadas, distantes de locais habitados. A hipótese é de que o filhote estivesse com os pais no pasto antes de ser resgatado.

O pequenino ainda mama e está em uma clínica – Foto: Fujama/DivulgaçãoO pequenino ainda mama e está em uma clínica – Foto: Fujama/Divulgação

“Talvez, pelo barulho de máquinas agrícolas ou mesmo de pessoas por perto, os pais fugiram para o mato deixando o filhote para trás, escondido, que é uma estratégia para despistar eventuais predadores”, explica.

A não ser que o animal esteja preso ou sob perigo, o melhor a fazer é não se aproximar a fim de que os pais voltem para buscá-lo ou que ele volte para o mato. “Se os pais sentirem esse cheiro, eles podem até abandonar o filhote”, complementa Christian.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Animais

Loading...