Aparição de animais silvestres preocupa bairro de Joinville

Animais que costumam viver em ambientes de mata têm visitado moradores da cidade nos últimos dias; comunidade se preocupa com proliferação

Raposas? Guaxinins? Em Joinville, são os cachorros-do-mato que andam perambulando pela cidade. A aparição desses animais, típicos da América do Sul, no entanto, tem preocupado moradores, que temem pela proliferação dos mamíferos silvestres.

Cachorros-do-mato têm sido visitas frequentes a moradores de Joinville – Foto: NDTV/Reprodução/NDCachorros-do-mato têm sido visitas frequentes a moradores de Joinville – Foto: NDTV/Reprodução/ND

Os cachorros-do-mato costumam gostar de ambientes de mata, mas na região central de Joinville, mais especificamente no bairro Glória, eles circulam todos os dias entres ruas e visitam as casas dos moradores.

Segundo a comunidade, eles nunca atacaram ninguém, mas a preocupação é que comecem a se proliferar de forma acelerada. Ao todo, cerca de 10 animais já foram vistos na região.

“Ele é um animalzinho que não fica só dentro do mato. Ele vem também. Ele aparece durante o dia, ele gosta de sol”, afirma a moradora Eloísa Corrente.

Ela admite a importância deles, já que eles “se alimentam de pequenos ratos, baratas, de alimentos que existem aqui”. Segundo ela, no entanto, “se o ser humano começa a tratar, eles começam a aumentar a população”.

A protetora animal Cláudia Kampmann mora perto dos terrenos onde eles costumam aparecer com frequência. Uma das preocupações dela é justamente o hábito que moradores têm de alimentá-los.

Os bichanos costumam andar pelo bairro GlóriaOs bichanos costumam andar pelo bairro Glória – Foto: NDTV/Reprodução/ND

“Eles podem, mais tarde, invadir as casas atrás de alimento. Já estão invadindo os lixos atrás de alimento”, completa. Assim, segundo a protetora, eles deixaria de ir atrás dos alimentos que são naturalmente deles e que estão disponíveis no meio ambiente.

Importância é inegável

Apesar da preocupação da comunidade, os cachorros-do-mato são fundamentais para o equilíbrio ambiental.

“A ocorrência deles é um benefício nas áreas urbanas dentro do fragmento florestal, nas áreas de parque”, afirma a bióloga Gilian Rose da Silva. “O convívio deles traz um equilíbrio ambiental naquela mata, no sentido de garantir maior biodiversidade”, completa.

Segundo a bióloga Gilian Rose da Silva, os cachorros-do-mato são fundamentais na natureza Segundo a bióloga Gilian Rose da Silva, os cachorros-do-mato são fundamentais na natureza – Foto: NDTV/Reprodução/ND

Para um convívio harmônico com as espécies silvestres, ela explica, é necessário educação ambiental. “Nós temos que remover os abrigos, os entulhos jogados na beira da mata”, explica.

Alimentos de gatos e cachorros domésticos, segundo ela, também devem ser retirados da rua.

“Lembrando que é muito importante a presença deles nos fragmentos florestais, por causa do equilíbrio ecológico, da biodiversidade e do bem-estar que ele traz”, conclui a bióloga.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Animais

Loading...