Aves são devolvidas à natureza em praia de Florianópolis

Animais foram encontrados em diferentes regiões do litoral catarinense e soltos na Praia do Moçambique, no Norte da Ilha de Santa Catarina

Quatro gaivotas e um mandrião-pomarino foram devolvidos para seu habitat natural nesta terça-feira (6), na Praia do Moçambique, em Florianópolis.

Gaivotas e mandrião-pomarino sendo devolvidos à natureza – Foto: R3 Animal/Divulgação/NDGaivotas e mandrião-pomarino sendo devolvidos à natureza – Foto: R3 Animal/Divulgação/ND

Os animais foram encontrados em diferentes regiões do litoral catarinense: dois pela equipe da Univali, em Porto Belo e Governador Celso Ramos, um pelo Instituto Australis, em Palhoça, e um pela Univille, na região de São Francisco do Sul, instituição que também foi responsável pelo resgate do mandrião-pomarino.

Após serem levadas, as aves estavam em reabilitação no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) no Parque Estadual do Rio Vermelho, há aproximadamente um mês.

A veterinária Marzia Antonelli, responsável técnica do R3 Animal, explica que todo o processo de reabilitação varia de acordo com o quadro clínico que o animal apresenta quando chega ao local.

Todo o procedimento visa um melhor condicionamento da musculatura e são realizadas fisioterapias de voos diários, além de teste de impermeabilização das penas, antes da soltura.

“O Mandrião apresentou anemia severa, deficiência nutritiva e desgaste de penas”, contou. “Esse quadro clínico é muito comum pelo processo migratório que enfrentam”, finaliza.

Marzia destaca  “Aves pelagicas, como albatrozes e petreis, devido a adaptações anatômicas são mais sensíveis ao manejo durante o período de reabilitação”.

Todo o trabalho de resgate, estabilização, reabilitação e soltura foi feito por meio do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Gaivotas e mandrião, na Praia do Moçambique, no Norte da Ilha de Santa Catarina – Foto: R3/Divulgação/NDGaivotas e mandrião, na Praia do Moçambique, no Norte da Ilha de Santa Catarina – Foto: R3/Divulgação/ND

Caso encontre um mamífero, ave ou tartaruga marinha debilitada ou morta na praia, ligue 0800 642 3341.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Animais