Baleia-jubarte é encontrada no meio de pedras em praia de Florianópolis

Animal foi encontrado entre as Praias do Gravatá e da Joaquina e já era monitorado desde o dia 30 de maio

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta entre as Praias do Gravatá da Joaquina, em Florianópolis. A Associação R3 Animal, que executa o PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos) estava acompanhando a ocorrência desde o dia 30 de maio. A baleia era um animal juvenil, e estava em estágio avançado de decomposição.

Baleia-jubarte foi encontrada morta em praia entre as pedras – Foto: R3 Animal/Divulgação/NDBaleia-jubarte foi encontrada morta em praia entre as pedras – Foto: R3 Animal/Divulgação/ND

Devido ao difícil acesso ao local, a equipe da R3 Animal, não conseguiu realizar o exame necroscópico. Também por este motivo, a equipe optou por deixar o animal seguir seu ciclo natural e servir de alimento para os animais necrófagos, como urubus, carcarás, gaviões.

A equipe optou em deixar o animal seguir seu ciclo natural e servir de alimento para os animais - R3 Animal/Divulgação/ND
1 2

A equipe optou em deixar o animal seguir seu ciclo natural e servir de alimento para os animais - R3 Animal/Divulgação/ND

O animal era juvenil e estava em avançado estágio de decomposição. - R3 Animal/ Divulgação/ND
2 2

O animal era juvenil e estava em avançado estágio de decomposição. - R3 Animal/ Divulgação/ND

Baleias-jubarte são vistas em litoral catarinense

Nos últimos 30 dias, a R3 Animal avistou diversas baleias-jubarte ao longo do litoral catarinense.

Em Florianópolis, os animais são vistos quase que diariamente. E um único dia, foram avistadas pela equipe 14 baleias nadando e saltando em diferentes locais.

Dois exemplares da espécie foram avistadas com utensílios de pesca presos ao corpo, um deles boiando, já sem vida, próximo à Praia do Gravatá, no dia 26 de maio.

“É possível que este indivíduo que encalhou morto não seja nenhum dos dois animais avistados com petrechos de pesca, o que nos traz mais preocupação”, explica Emanuel Ferreira, gerente do PMP-BS/R3 Animal.

Migração

As baleias-jubarte migram para o litoral brasileiro para reproduzir, e a principal área de concentração é o Banco dos Abrolhos, no Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo.

Elas podem atingir cerca de 16 metros de comprimento e pesar entre 35 a 40 toneladas. Se alimentam basicamente de pequenos crustáceos chamados krills.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Animais