Baleia-jubarte é encontrada morta em praia de Itapoá

O animal, fêmea de mais de sete metros de comprimento, estava à deriva quando foi encontrada no domingo (6)

Uma baleia-jubarte foi encontrada morta em uma praia de Itapoá, no Litoral Norte catarinense, na tarde de domingo (6).

Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias – PMP/ BS Univille, que acompanha os animais marinhos nas praias da região, um guarda-civil acionou os monitores depois de encontrar o animal à deriva.

Baleia-jubarte estava à deriva em praia de Itapoá – Foto: PMP-BS/DivulgaçãoBaleia-jubarte estava à deriva em praia de Itapoá – Foto: PMP-BS/Divulgação

Os técnicos foram ao local, mas tiveram que esperar o recuo da maré para poderem ter contato com o animal. Não foi possível realizar a necropsia na baleia, que já estava em estágio de decomposição avançado, por causa do horário e da falta de maquinário no domingo.

Já nesta segunda-feira (7), foi possível fazer o procedimento, que deve detalhar as causas da morte. O animal era uma fêmea juvenil de mais de sete metros de comprimento.

Baleia-jubarte com mais de sete metros foi encontrada em Itapoá – Foto: PMP-BS/DivulgaçãoBaleia-jubarte com mais de sete metros foi encontrada em Itapoá – Foto: PMP-BS/Divulgação

Segundo o PMP-BS, desde 2015, 11 encalhes desta espécie foram registrados no Norte do Estado, sendo este o primeiro da temporada 2021.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Animais