VÍDEO: Baleia-jubarte morta é avistada boiando no litoral catarinense

Já é a nona ocorrência deste tipo em Florianópolis no ano de 2021; ao todo, em Santa Catarina, já foram encontradas 26 baleias mortas

Foi avistada, na tarde desta sexta-feira (16), mais uma baleia-jubarte morta boiando próxima à areia da Praia Mole, em Florianópolis. Essa é a nona vez que o mamífero marinho é avistado morto em Florianópolis, e a 26ª em Santa Catarina somente neste ano.

Baleia-jubarte encontrada morta boiando em praia de Santa Catarina – Foto: Emanuel Ferreira/R3 Animal/Reprodução/NDBaleia-jubarte encontrada morta boiando em praia de Santa Catarina – Foto: Emanuel Ferreira/R3 Animal/Reprodução/ND

A expectativa dos órgãos ambientais é que o animal encalhe entre a noite desta sexta e o dia de sábado (17). Assim que o animal estiver em terra, a R3 Animal, por meio do PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos), poderá realizar o exame necroscópico e o enterro da carcaça.

Carcaça da baleia ainda está boiando no mar – Vídeo: Emanuel Ferreira/R3 Animal/Reprodução/ND

Migração anual

Neste ano, uma grande ocorrência de baleias-jubarte está sendo relatada no litoral de Santa Catarina. Cinco dos nove animais mortos foram encontrados com apetrechos de pesca no corpo.

As baleias-jubarte migram para o litoral brasileiro para se reproduzir. Entretanto, a principal área de concentração é o Banco dos Abrolhos, uma extensão da plataforma continental localizada no sul da Bahia e norte do Espírito Santo.

As espécies podem atingir cerca de 16 metros de comprimento e pesar entre 35 a 40 toneladas. Se alimentam basicamente de pequenos crustáceos chamados de ‘krills’, filtrando água através das barbatanas (placas de queratina que descem do céu da boca).

Ao avistar uma baleia viva nadando em nosso litoral, é importante que as embarcações sigam a legislação e mantenham uma distância mínima de 100 metros do animal, evitando interromper o deslocamento delas. Caso algum desses mamíferos seja encontrado morto ou debilitado, a PMP-BS recomenda que sejam feitas ligações para o número 0800 642 3341, das 7h às 17h.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Animais

Loading...