Baleias-jubartes são flagradas em praia de Balneário Camboriú, veja vídeos

Animais foram avistados nas praias de Laranjeiras, Taquaras e no Estaleiro; segundo oceanógrafo, presença dos animais em SC é incomum

Pelo menos três baleias-jubartes foram avistadas em praias de Balneário Camboriú entre esta segunda (31) e terça-feira (1º). Quem navegava pelas praias de Laranjeiras, Taquaras e Estaleiro, pode presenciar o show que estes animais proporcionaram.

A presença delas na costa catarinense é bastante incomum, explica o doutor em Oceanografia Biológica e professor da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), André Silva Barreto.

Baleias-jubartes são flagradas em praia de Balneário Camboriú – Foto: Reprodução/NDBaleias-jubartes são flagradas em praia de Balneário Camboriú – Foto: Reprodução/ND

A migração da espécie, geralmente ocorre mais afastada da costa, e só se aproximam da costa perto do Rio de Janeiro”, conta. “Depois seguem até o sul da Bahia, onde é a área tradicional de acasalamento e nascimento de filhotes”, conclui. 

No entanto, este ano, o padrão de migração está diferente. Em maio, elas têm sido avistadas com mais frequência em Santa Catarina.

Risco

As baleias-jubartes não oferecem risco para quem está no mar. No entanto, o alerta é o risco que as redes de pesca podem causar a estes animais.

Em todo o mês de maio, 18 redes de pesca irregulares foram apreendidas em Balneário Camboriú, pelo Departamento de Fiscalização da SEMAM (Secretaria do Meio Ambiente).

Conforme explica Barreto, as grandes baleias (jubarte, minke, azul, e outras) são animais filtradores, que não possuem dentes e sim uma ‘cerda’ na boca. Com isso filtram o alimento que está na água, usualmente pequenos crustáceos e peixes. “Por causa disso, não tem risco de morderem ninguém”, conta.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Animais