Conheça a história dos 89 anos do Bioparque Zoo Pomerode

Entenda a história, legado e reflexos para as próximas gerações de Hermann Weege, criador do terceiro zoológico do mundo

O Zoo Pomerode foi criado no ano de 1932 e neste ano completa 89 anos – Foto: Arquivo/Zoo PomerodeO Zoo Pomerode foi criado no ano de 1932 e neste ano completa 89 anos – Foto: Arquivo/Zoo Pomerode

Neste ano o Zoo Pomerode completa 89 anos desde a sua fundação. Criado no ano de 1932, o bioparque foi consequência de um vazamento no reservatório de água das indústrias Weege que aconteceu oito anos antes. O incidente, em 1924, formou uma grande lagoa nos fundos da residência do empreendedor e político Hermann Weege, que passou a criar várias espécies de animais domésticos e silvestres – como capivaras, antas e porcos do mato – nos arredores da lagoa.

A família Weege fez história na cidade de Pomerode, em Santa Catarina, sendo uma das primeiras a residir no município. Nascido em Blumenau no dia 28 de maio de 1877, Hermann Weege começou a trabalhar com 14 anos, como aprendiz na casa comercial Nicolau Malburg. Teve, em 1901, como seu primeiro comércio uma casa de secos e molhados, mas, como um homem que era a frente de seu tempo, logo evoluiu os seus negócios para uma indústria de laticínios, uma fábrica de gelo e um frigorífico.

Somado à sua notável aptidão para os negócios, Weege foi também precursor do desenvolvimento tecnológico de Pomerode: devido à necessidade de energia para o funcionamento de suas empresas, o empresário também implantou, em 1916, a primeira usina elétrica da cidade, que era usada para abastecer casas de familiares e movimentar o maquinário da fábrica. Para movimentar as turbinas, Weege construiu uma represa, conhecida hoje como Lagoa de Weege.

Além da usina, o empresário também foi responsável pela construção das rodovias de Pomerode a Blumenau e de Pomerode a Jaraguá do Sul, pelo primeiro posto de combustível e pela primeira agência de correios da cidade. Com o passar do tempo, passou a comercializar equipamentos para agricultura, cimento, ferro e bicicletas e ainda levou o telefone e o telégrafo para o município.

Empreendedor e político Hermann Weege – Foto: Arquivo/Zoo PomerodeEmpreendedor e político Hermann Weege – Foto: Arquivo/Zoo Pomerode

Sua mentalidade visionária o levou a seguir a carreira política de sucesso. Foi eleito Vereador de Blumenau por duas vezes e Deputado Estadual de 1927 até 1930, tendo participado da elaboração da Constituição do Estado. Dois anos depois de seu último mandato, Weege deu início ao que seria o primeiro zoológico de iniciativa privada da Região Sul e o terceiro mais antigo do Brasil, o Zoo Pomerode. Registrado no Ministério da Agricultura em 1941, o local – que já recebia jaguatiricas, onças e animais de médio e grande porte – passou a abrigar macacos, águias e espécies exóticas.

Em 1950, três anos após o falecimento de Weege (23 de janeiro de 1947), o zoológico já realizava a criação de ursos e grandes felinos, como pumas, onças pretas e leões. Além disso, a chegada de pinguins, serpentes e peixes ornamentais foram cruciais para o desenvolvimento do Zoo Pomerode que, em 1977, passou a ter a Fundação Hermann Weege como sua mantenedora.

A Fundação, criada nesse mesmo ano, trata-se de uma instituição sem fundos lucrativos que busca a conservação da biodiversidade, a preservação de espécies ameaçadas de extinção, a promoção da educação ambiental e de atividades socioculturais e a contribuição para o avanço do conhecimento científico acerca da fauna.

Em 1950 o local passou a criar ursos e grandes felinos como pumas, onças pretas e leões - Arquivo/Zoo Pomerode
1 2
Em 1950 o local passou a criar ursos e grandes felinos como pumas, onças pretas e leões - Arquivo/Zoo Pomerode
Em 1977 foi instituída a Fundação Hermann Weege - Arquivo/Zoo Pomerode
2 2
Em 1977 foi instituída a Fundação Hermann Weege - Arquivo/Zoo Pomerode

Nas quase nove décadas do Zoo Pomerode, por 21 anos o Procurador da Fundação Hermann Weege, Mauricio Bruns, exerce a função. Conta que a instituição deixa grande legado à sociedade catarinense que “ultrapassa gerações”. Hoje a maior atribuição do Bioparque é a “conservação de diversas espécies ameaçadas de extinção, bem com o importante programa de Educação Ambiental que anualmente atende milhares de estudantes, além de se tornar referência em modelos de sustentabilidade no Brasil”, explica Bruns.

Tal sustentabilidade que vem “desde a produção de energia limpa, reuso de água, utilização dos dejetos animais e material orgânico do jardim que é utilizado na  produção de composto orgânico, no futuro próximo pretendemos instalar um biodigestor para produzir gás”, exemplifica o procurador.

Mauricio diz que a maior conquista ao longo de sua trajetória profissional a frente do Zoo Pomerode foi “a possibilidade de dar mais qualidade de vida aos animais sob cuidados humanos no bioparque, construímos diversos recintos novos, adquirimos 02 terrenos em parceria com a Prefeitura, além disso o Zoo adquiriu mais 6 terrenos que foram anexados. Estas aquisições permitiram a elaboração do Novo “Master Plan” de ampliação do local. Inicialmente possuía 14.000m² agora já possui 110.000m². As obras de ampliação estão em execução.”

Desde 2019 o Zoo iniciou a construção de uma usina de produção de energia elétrica, através de placas fotovoltaicas. Ao final do mês de abril de 2021, a rede elétrica foi ligada e passou a gerar energia de forma limpa, renovável e com baixos impactos ambientais. Além de produzir energia para atender as necessidades do bioparque, as placas fotovoltaicas oferecem 88 vagas cobertas de estacionamento, trazendo conforto térmico aos visitantes. Além disso, instalamos 02 carregadores de carros elétricos.

Hermann Weege – Foto: Arquivo/Zoo PomerodeHermann Weege – Foto: Arquivo/Zoo Pomerode

O amor de Weege pelos animais foi o que impulsionou a criação do Zoo Pomerode, que hoje oferece atividades como oficinas e passeios voltados principalmente ao público infantil para tratar da importância de preservar a biodiversidade como forma de cuidar da saúde dos animais. O zoológico atualmente conta com em média de 1000 animais de 242 espécies diferentes, sendo 26 espécies ameaçadas de extinção.

O Zoo Pomerode está aberto todos os dias, inclusive feriados e finais de semana.

Horário: 8h às 18h

Endereço: Rua Hermann Weege, 180, Pomerode – Santa Catarina

Telefone para contato: (47) 3387-2659 ou (47) 3387-4260

Whatsapp bilheterias: (47) 99750-1211 ou (47) 99750-2877

Ingressos aqui

+

Zoo Pomerode – BioParque

Loading...