Denúncias de maus-tratos a animais são investigadas em Joinville
O MP informou que recebeu denúncias que cinco cães são maltratados em uma casa do bairro Floresta; município acompanha o caso
Um caso de maus-tratos contra animais é investigado em Joinville, no Norte catarinense. O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) recebeu denúncias que um morador do bairro Floresta tem maltratado cinco cães – sendo duas cadelas e três filhotes.
Leia mais

Após ser comunicado sobre os atos de violência, o MP instaurou uma Notícia de Fato, no último dia 6 de junho, em que “solicita a adoção de providências por parte da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente”.
Denúncias
De acordo com o Ministério Público, vizinhos próximos fizeram denúncias de que o morador não cuida dos animais. O MP foi comunicado que os cães ficam em local inapropriado, sem qualquer cuidado com a higiene do lugar. Além disso, o morador deixa de alimentá-los.
Ainda segundo as denúncias, as cachorras ficam soltas na rua e acabam engravidando. “Após parir os filhotes e, por falta de alimentação, acabam comendo suas crias. Em outras situações, as cadelas ficam presas em pequenos pedaços de cordas, em locais sujos e sem comida”, aponta a denúncia.
O MP ainda divulgou que houve relatos de que o morador foi flagrado jogando pedaços de telhas e cerâmicas nos filhotes.
A Sama (Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente) informou que foi ao local, mas o proprietário não estava em casa. Além disso, a equipe foi informada por uma vizinha que o morador havia feito melhorias no abrigo dos cães e que as fêmeas adultas não fogem mais.
“A equipe técnica da Sama conseguiu verificar que no local havia água e ambiente limpos, cobertores e área coberta para abrigo dos animais”, destaca a pasta.
A Secretaria ainda informou que uma nova visita deve ser feita ao endereço para contatar o proprietário do imóvel.
“O Centro de Bem Estar Animal (CBEA) tem a responsabilidade de recolher animais feridos, vítimas de violência e em situação de abandono”, observou.