Embarcação é arrastada por baleia no Norte da Ilha, em Florianópolis; vídeos

Animal ficou preso nas redes de pesca na noite desta segunda (14); outros dois casos foram registrados nesta terça (15) e três baleias morreram

Pescadores de Canasvieiras, no Norte da Ilha, em Florianópolis, passaram por um susto na noite desta segunda-feira (14). Uma embarcação de pesca foi arrastada por uma baleia, que ficou presa nas redes.

O fato ocorreu por volta das 19h, na área da Ilha do Francês. O CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) foi acionado, e a equipe conseguiu cortar a ligação da rede com o barco, garantindo a segurança dos homens.

O animal, no entanto, não conseguiu ser solto ainda na noite de segunda. A localização da baleia foi marcada com boias, e a operação foi retomada na manhã desta terça-feira (15).

Baleia jubarte foi libertada na manhã desta terça (15) pelas equipes de resgate – Foto: DivulgaçãoBaleia jubarte foi libertada na manhã desta terça (15) pelas equipes de resgate – Foto: Divulgação

De acordo com as equipes do GBS (Grupo de Busca e Salvamento), a baleia estava “sem riscos, tranquila, parada e respirando bem”.

Ela foi libertada na manhã desta terça, quando o GBS retornou ao local, acompanhado da PMA (Polícia Militar Ambiental) e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Segundo as informações do Protocolo de Encalhes e Desenredamento de Baleias da APA da Baleia Franca, a operação para libertar a baleia foi realizada com sucesso, e ela deixou a área sem ferimentos.

Tratava-se de uma baleia jubarte juvenil, conforme apurado pelos especialistas envolvidos no resgate. A rede que ficou presa ao animal era de caceio e de malha simples, e não fixa. Isso facilitou o processo de desprendimento e ajudou a não machucar a baleia.

Nos vídeos abaixo, é possível acompanhar parte do trabalho dos bombeiros para libertar a baleia:

Casos no Sul da Ilha

Além disso, outros casos de baleias enroscadas em redes de pesca ao longo da Ilha de Santa Catarina foram registrados neste último final de semana. Infelizmente, três baleias morreram.

Duas estavam presas em rede durante o final de semana, na Praia da Solidão e próximo à Praia da Galheta, em Florianópolis.

Confira o vídeo da baleia em decomposição na Praia da Solidão:

Vídeo baleia em decomposição na Praia da Solidão, em Florianópolis – Vídeo: Reprodução

Também nesta terça, as equipes de resgate se deslocaram até o outro extremo da Ilha depois de finalizar a ocorrência em Canasvieiras.

No Pântano do Sul, uma segunda baleia-jubarte foi libertada com sucesso durante a manhã, e também deixou o local sem ferimentos. Havia mais uma, no entanto, que acabou morrendo a cerca de 1 quilômetro da costa.

A R3 Animal informou que em 2021 há uma grande migração de baleias-jubarte no Litoral catarinense. “Ao avistar uma baleia nadando em nosso litoral é importante que as embarcações sigam a legislação e mantenham uma distância mínima de 100 metros do animal, evitando interromper o deslocamento das baleias”, alerta a instituição.

Vale lembrar que os casos são investigados e, caso seja configurada pesca irregular, os responsáveis serão punidos.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Animais

Loading...