Encantadoras: Águas Vivas medusas são as novas moradoras do Oceanic Aquarium

Atração de Balneário Camboriú é o primeiro aquário cilíndrico do Brasil próprio para a espécie que existe a milhões de anos

Respire fundo, corrija a postura e aprecie a beleza das novas integrantes do Oceanic Aquarium, as águas vivas. Temidas pelas queimaduras, olhar essas belezas bailando pelo recinto exclusivo para elas, traz pelo menos alguns segundos de paz.

Da espécie medusas, as águas vivas já marcam história habitando o primeiro aquário, situado em Balneário Camboriú, cilíndrico do Brasil para a espécie. Ele fica entre o habitat dos pinguins e dos tubarões mangona.

Curiosidades

As medusas, que são as águas vivas adultas são animais marinhos invertebrados, têm 95% do corpo é composto por água salgada, formato de sino, possuem tentáculos, não têm cérebro e sim uma rede de neurônios difusos.

Elas existem há mais de 650 milhões de anos, são dezenas de espécies e possuem uma capacidade de regeneração e cicatrização muito boas.

As águas vivas do Oceanic são brancas, mas o visitante pode contemplar em cores diversificadas a beleza desses animais incríveis, que até parecem dançar na água.

Isso porque o aquário alterna as luzes de led em tons de azul, verde, vermelho. A espécie vem acrescentar o nosso plantel que hoje conta com mais de 140 espécies e dois mil animais.

Águas vivas são brancas, mas ficam coloridas com luzes de led - Ana Círico/Oceanic
1 5
Águas vivas são brancas, mas ficam coloridas com luzes de led - Ana Círico/Oceanic
Águas vivas são da espécie medusas - Ana Círico/Oceanic
2 5
Águas vivas são da espécie medusas - Ana Círico/Oceanic
Animais têm um recinto exclusivo para elas no Oceanic Aquarium - Ana Círico/Oceanic
3 5
Animais têm um recinto exclusivo para elas no Oceanic Aquarium - Ana Círico/Oceanic
Animais existem há milhões de anos - Ana Círico/Oceanic
4 5
Animais existem há milhões de anos - Ana Círico/Oceanic
Águas Vivas impressionam pela beleza e leveza dos movimentos - Ana Círico/Oceanic
5 5
Águas Vivas impressionam pela beleza e leveza dos movimentos - Ana Círico/Oceanic

Conscientização

O Recinto das Medusas passa a fazer parte do aquário inclusive como uma ferramenta para a Educação Ambiental. Hoje, o plástico é um dos maiores inimigos dos animais marinhos e algumas espécies de tartarugas se alimentam de águas vivas e as confundem com sacolas plásticas.

Por isso, muitos animais acabam comendo pláscico e por consequência morrem por obstrução e/ou inanição, pois sentem uma constante saciedade após a ingestão do plástico e acabam emagrecendo.

Nós seres humanos vemos a diferença, as tartarugas não. É urgente a necessidade de reduzir o uso de plástico para o equilíbrio do meio ambiente.

Visita Segura

O Oceanic Aquarium ressalta que está com todas as medidas sanitárias necessárias para o enfrentamento ao coronavírus: aferição de temperatura, túnel de desinfecção com névoa ozonizada, tapetes químicos, dispenses de álcool em gel, mais cinco renovadores de ar, sanitização diária com empresa certificada e informativos de orientação.

O aquário recebeu três importantes selos por esses cuidados: o Safe Travels do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o Turismo Responsável – Limpo e Seguro do Ministério do Turismo e o Viaje + SC do governo estadual.

As águas vivas foram cultivadas em cativeiro no Laboratório de Ecotoxicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Letox/Univali), a ação é fruto de um projeto de assessoria técnica prestado por uma equipe da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Universidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Animais

Loading...