Entenda por que tubarão-martelo apareceu tão perto da praia em Balneário Camboriú

Curador do Museu Oceanógrafo da Univali afirma que o animal estava se alimentando e não oferece risco aos banhistas

A presença de um tubarão-martelo bem perto da praia em Balneário Camboriú chamou a atenção de muita gente e foi um dos assuntos mais comentados nesta quinta-feira (16), quando o animal foi flagrado.

A brincadeira de que o animal também ficou curioso para ver como estava ficando o alargamento da Praia Central pode não ser tão brincadeira assim. É que, segundo o curador do Museu Oceanógrafo da Univali, professor Jules Soto, esse é um dos motivos que pode ter trazido o tubarão para tão perto da terra firme.

Flagra de tubarão em Balneário Camboriú foi feito por vendedor de churros – Foto: Reprodução/NDFlagra de tubarão em Balneário Camboriú foi feito por vendedor de churros – Foto: Reprodução/ND

Ele afirma que essa espécie de animal costuma ficar no fundo do mar se alimentando de pequenos peixes. Com a obra de alargamento, uma draga foi colocada para “sugar” a areia de uma jazida e trazer até a praia. Com isso, o fundo do mar, onde as presas do tubarão ficavam, agora estão na praia.

Movido pela alimentação, esse tubarão-martelo juvenil, segundo o professor, veio até a Barra Sul atrás dos peixes, e parece ter encontrado.

Quem avistou o animal e filmou foi um vendedor de churros, que fica na região do molhe. Ele percebeu a nadadeira dorsal do animal para fora da água, e logo identificou o tubarão.

Conforme explica Soto, nesse momento, o animal já havia se alimentado e estava nadando tranquilamente, fazendo a digestão.

Medo

Ao ver o tubarão, muita gente ficou com medo de ser mordido, mas o professor afirma que a possibilidade de isso acontecer é bem baixa, se o bicho for deixado em paz. Isso porque, naquela posição, ele já está bem alimentado, e humanos não estão na cadeia alimentar dos tubarões.

Assista o flagrante:

Animal foi visto “passeando” – Vídeo: Reprodução/ND

Tubarão é flagrado na Barra Sul, em Balneário Camboriú – Vídeo: Reprodução/ND

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Animais

Loading...