Estão abertas as inscrições para castrações gratuitas de cães e gatos em Jaraguá do Sul

Programa da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente destina 200 castrações ao mês, em fêmeas, para tutores com renda familiar de até cinco salários mínimos

Abertas as inscrições para castrações gratuitas de cães e gatos em Jaraguá do Sul – Foto: Prefeitura Municipal de Jaraguá do SulAbertas as inscrições para castrações gratuitas de cães e gatos em Jaraguá do Sul – Foto: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul

Os tutores de fêmeas de cães e gatos de Jaraguá do Sul interessados em esterilizar os animais já podem se inscrever na Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente) para realizar os procedimentos gratuitamente.

O programa do município oferece em torno de 200 castrações ao mês para os protetores já cadastrados na Fundação e também para a população jaraguaense com renda familiar de até cinco salários mínimos. O município reforça que estas castrações são realizadas apenas em fêmeas.

Programa do município oferece em torno de 200 castrações ao mês – Foto: Prefeitura Municipal de Jaraguá do SulPrograma do município oferece em torno de 200 castrações ao mês – Foto: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul

Para participar destes procedimentos é necessário fazer a inscrição, o pré-agendamento. A clínica credenciada pela prefeitura, então, chama os tutores no decorrer do mês para realizar as castrações, informa o órgão da prefeitura.

Para se inscrever, é preciso procurar a sede da Fujama, localizada na rua João Januário Ayroso, 3,329, bairro São Luís, em horário comercial, ou ligar no número da Fundação: (47) 32768009. É preciso apresentar o comprovante de renda familiar, comprovante de residência, uma foto do animal e uma cópia do documento do tutor.

O presidente da Fujama destaca a importância da conscientização dos tutores destes animais sobre a necessidade das castrações.

“É muito importante trabalharmos o controle populacional de cães e gatos na cidade, para que possamos evitar a proliferação de filhotes e animais abandonados na rua, sem tutor”, ressalta.

Para se inscrever no programa, é preciso procurar a sede da Fujama – Foto: Prefeitura Municipal de Jaraguá do SulPara se inscrever no programa, é preciso procurar a sede da Fujama – Foto: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul

Isso se torna especialmente relevante neste momento, segundo Schmitt Filho, já que durante a pandemia de Covid-19, aumentou o número de animais abandonados no município.

“Isso ocorreu principalmente pela questão econômica, já que muitas pessoas tiveram o poder aquisitivo reduzido porque perderam o emprego ou tiveram a diminuição da renda e dos lucros nos comércios e outros estabelecimentos. Isso se refletiu em dificuldades para a aquisição de ração e pagamento de procedimentos médicos veterinários, por exemplo. Muitas vezes, quando a pessoa se depara com a necessidade de um tratamento, percebe que não tem condições de arcar com aquela despesa e acaba abandonando o animal”, afirma.

Benefícios para a saúde do animal

Cláudia Regina Guebert, médica veterinária do município de Jaraguá, acrescenta que a castração beneficia ainda a saúde do próprio animal.

“Esse procedimento evita problemas do aparelho reprodutivo, câncer, câncer de mama nas fêmeas, doenças no trato genital dos machos e câncer de próstata”, explica a profissional.

Além destas melhorias, ela lembra também que a esterilização dos cães e gatos evita fugas, registradas principalmente em machos que saem para procurar fêmeas, além de crias indesejadas.

Objetivo é chegar próximo a 3.000 castrações em 2022

Em 2021, conforme o presidente da Fujama, foram realizadas mais de 1.700 castrações. Neste ano ele antecipa que o objetivo é chegar próximo a 3.000 procedimentos.

“Sempre priorizamos, aqui em Jaraguá, o controle populacional dos animais. Nossa lei municipal 6988/2014, inclusive, determina a obrigatoriedade da chipagem dos pets. Nesse chip constam os dados do tutor, como nome, endereço, entre outros”, finaliza Ivo Schmitt Filho.

+

Prefeitura de Jaraguá do Sul

Loading...