Feriado de Corpus Christi é marcado por fartura na pesca da tainha em SC

Houve registros de pesca em Florianópolis, Palhoça, Imbituba e Balneário Rincão; pescadores comemoram

A manhã desta quinta-feira (3), feriado de Corpus Christi, foi de fartura para os pescadores artesanais de Santa Catarina. Na praia da Pinheira, em Palhoça, região da Grande Florianópolis, foram capturadas 14.635 tainhas.

Pesca da tainha na praia da Pinheira nesta quinta-feira – Foto: Reprodução/NDTVPesca da tainha na praia da Pinheira nesta quinta-feira – Foto: Reprodução/NDTV

O lanço reuniu dezenas de pescadores e curiosos e começou por volta das 6h30, seguindo até às 12h. Esse foi o maior lanço registrado na cidade desde o início da temporada de pesca artesanal no dia 1º de maio.

Vale ressaltar que o governo do Estado determinou regras de prevenção ao coronavírus durante o período de pesca. É obrigatório o uso de máscaras por todos os envolvidos na pesca, além da restrição na quantidade de pessoas quem podem permanecer nos barcos e nas praias.

Já na Capital, houve registro de pesca da tainha na Barra da Lagoa, no Leste da Ilha. As belas imagens do início da manhã de feriado marcaram a captura de 700 peixes.

Pesca da tainha na Barra da Lagoa – Foto: Leandro Silva/Divulgação/NDPesca da tainha na Barra da Lagoa – Foto: Leandro Silva/Divulgação/ND

Já na praia dos Ingleses, no Norte da Ilha, a manhã também foi de fartura para os pescadores do “Rancho do Valcir”. Foram capturadas cerca de 2,7 mil tainhas.

“Manhã foi muito movimentada, a partir das 6h30, um cardume apareceu e felizmente conseguimos pegar. Um pedaço da rede rasgou, se não seriam de 7 a 8 mil tainhas. Com esse vento sul a tendência é aparecer mais cardume aqui na praia dos Ingleses”, contou um dos pescadores à reportagem da NDTV.

Houve registro de pesca também na praia de Naufragados, no Sul da Ilha, com 1,5 mil tainhas, na praia dos Ingleses, cerca de 3 mil, e na praia do Santinho, 1,2 mil tainhas.

Sul do Estado

A tainha também apareceu no Sul de Santa Catarina. Pelo segundo dia seguido, pescadores de Balneário Rincão capturaram o peixe.

Pesca no Balneário Rincão nesta quinta – Foto: Karol Carvalho/NDTVPesca no Balneário Rincão nesta quinta – Foto: Karol Carvalho/NDTV

Na quarta-feira (2), pescadores da região já haviam capturado cerca de 10 toneladas de tainha. Nesta quinta, houve registros de pesca no Balneário Rincão, Arroio do Silva, Arroio Corrente e Farol de Santa Marta.

Além disso, outra cidade que teve registros de pesca foi Imbituba. Na praia da Ribanceira, conhecida como Praia dos Amores, pescadores iniciaram os trabalhos às 6h30.

Estima-se que nesta quinta-feira a pesca de cerco rendeu quase 2 mil tainhas, o que se aproxima de três toneladas de peixe.

+

Animais