Filhote de onça-pintada é encontrado no Paraná

De acordo com a Polícia Ambiental, a oncinha é recém-nascida e, provavelmente, tem menos do que uma semana de vida

Um filhote de onça-parda foi encontrado na área rural de Loanda, no noroeste do Paraná, na noite de sábado (19). O animal estava nas proximidades de uma plantação de cana e foi recolhido por um trabalhador rural. As informações são do Portal RICmais.

Conforme a Polícia Ambiental, o animal é recém-nascido e, provavelmente, tem menos do que uma semana de vida. Sem nenhum ferimento, a oncinha foi encaminhada neste domingo (20) para a fazenda Green Farm, no Mato Grosso do Sul, onde poderá receber os cuidados necessários.

O filhote de onça-parda encontrado em Loanda foi encaminhado para uma fazenda de preservação – Foto: Foto: Divulgação/Polícia Ambiental

A Polícia Ambiental orienta que os filhotes de animais selvagens não sejam retirados imediatamente do local em que são encontrados, pois a mãe pode voltar para buscá-los. O ideal é avisar os órgãos de proteção ambiental para que monitorem e tomem as providências.

Onça-parda

puma concolor, comumente conhecido como onça-parda, puma, suçuarana ou leão-baio, é o segundo maior felino do Brasil e está amplamente distribuído pelo país. Ele não é considerado um animal em extinção, mas classificado como em situação “vulnerável”.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), a severa redução na disponibilidade de hábitats devido ao crescimento urbano, a diminuição de suas presas nas matas, a caça e a ampliação da malha rodoviária, estão entre os principais fatores que influenciam no aparecimento destes animais em zonas urbanas.

Além disso, o acentuado declínio populacional que a espécie vem sofrendo ao longo de toda a sua distribuição geográfica proporciona a chegada das onças perto de residências.

A onça-parda tem tamanhos populacionais naturalmente baixos e a reposição de indivíduos é lenta, por isso, cada morte é extremamente impactante à espécie.

Leia também:

+

Animais