FOTO: maior águia do Brasil é flagrada capturando macaco em fazenda

A ave, também conhecida como gavião-real, é uma espécie ameaçada de extinção e vive da caça a outros animais, como o macaco-prego

Um grupo de turistas flagrou uma harpia, a maior água do Brasil e das Américas, no momento em que capturava um macaco, numa fazenda, em Bodoquena, cidade a 266Km de Campo Grande-MS. A ave, também conhecida como gavião-real, é uma espécie ameaçada de extinção. Por isso, o flagrante é ainda mais raro.

Flagra da harpia carregando o macaco nas garras – Foto: ReproduçãoFlagra da harpia carregando o macaco nas garras – Foto: Reprodução

A ave foi avistada pelo gerente da fazenda, na qual costuma-se fazer ecoturismo. Quando percebeu a presença humana, ela levantou voo, mas acabou deixando o macaco-prego cair. A presa, de acordo com relato do gerente ao site Campo Grande News, já estava morto.

“Vê-la não é algo normal, já que é bem arisca. Consegui fazer alguns registros da harpia. Inclusive no momento que ela caçou o macaco”, disse Cristiano Godinho, gerente da fazenda, ao portal.

Após algum tempo de espera, numa árvores, a harpia acabou desistindo da presa. A águia foi afastada por um bando de pássaros-preto, ave local conhecida por ser territorialista.

+

Animais