Gafanhotos gigantes são vistos em cidades de SC e intrigam moradores

Animais foram encontrados em municípios do Meio-Oeste; espécie é uma das maiores do planeta

Imagens de gafanhotos “gigantes” circularam nas redes sociais e chamaram a atenção de moradores de cidades do Meio-Oeste catarinense. Nas fotos é possível ver que os animais medem cerca de 15 centímetros e são bem maiores que outras espécies.

O tamanho dos animais assustou moradores. – Foto: Reprodução/InternetO tamanho dos animais assustou moradores. – Foto: Reprodução/Internet

Os insetos foram encontrados nos municípios de Abdon Batista, Água Doce, Campos Novos, Capinzal, Catanduvas, Erval Velho, Ibicaré, Joaçaba e Monte Carlo.

O biólogo Jackson Preuss explica que os gafanhotos são do gênero Tropidacris e estão presentes, em sua maioria, na América do Sul. Porém, ele destaca que não são os mesmos encontrados na Argentina formando nuvens de gafanhotos.

Ao contrário de outras espécies, são animais solitários, ou seja, não vivem em grupos. “Eles não são insetos perigoso, apenas crescem mais do que os outros. Estão entre os maiores gafanhotos do mundo em comprimento e envergadura e podem atingir de 12 cm a 23 cm”.

Segundo Preuss os gafanhotos são artrópodes que se caracterizam por ter um corpo dividido entre cabeça, tórax e abdômen. Além disso, possuem três pares de patas e um de antenas. No que diz respeito às pernas, eles possuem uma característica marcante: o último par é alongado e adaptado para saltos. É por meio delas que também são emitidos os sons.

Coloração variada

Eles apresentam coloração variada, alguns são verde, outros marrom-escuro e até preto. Algumas espécies têm uma cor uniforme, já outras apresentam padrões de manchas.

Espécie é considerada uma das maiores do planeta. – Foto: Reprodução/InternetEspécie é considerada uma das maiores do planeta. – Foto: Reprodução/Internet

O biólogo esclarece que os gafanhotos são animais mastigadores e alimentam-se, principalmente, de vegetais. “Eles são capazes de comer grandes quantidades de alimento, ingerindo até mesmo o equivalente ao seu peso corporal em um só dia”.

Eles também são animais que possuem grande importância ecológica. Preuss pontua que eles são herbívoros que servem de alimento para outras espécies como sapos e lagartos, por exemplo. Desta forma, são fundamentais para o equilíbrio da cadeia alimentar.

+

Animais