Galo Chico se livra da morte após botar ovos em SC

Proprietário do animal, que mora em Caçador, no Meio-Oeste, afirma que Chico já botou pelo menos nove ovos

A história do galo Chico, de Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina, ganhou repercussão nas redes sociais. Isso porque o proprietário do frango, Pedrinho Martins da Silva, alega que Chico bota ovos. A proeza, inclusive, livrou o animal da morte.

Para comprovar que o galo realmente põe ovos, Pedrinho instalou uma câmera  dentro do galinheiro, após afirmar ter recolhido pelo menos nove ovos que seriam do galo. Nas imagens, um dos ovos parece ser jogado do alto, mas Pedrinho garante que é de Chico.

Na imagem aparece o galo no galinheiro e o ovo que ele supostamente teria botado.Proprietário do galo afirma que o ‘galo Chico’ botou o ovo – Foto: Reprodução RBV/Divulgação/ND

O proprietário do animal contou que compra frangos para abater e deixou quatro no aviário para matar no início de dezembro de 2020, mas percebeu que o animal começou a botar ovos e por isso resolveu poupá-lo do abate.

Para Pedrinho foi uma surpresa. “Estou com 64 anos e nunca tinha visto isso. É uma pena ter conseguido gravar uma vez só. Não tem como ter sido uma pessoa que jogou o ovo”, afirmou.

Segundo ele, é todo cercado o local que o galo fica o que impediria que o ovo fosse jogado por alguém. “A gente não brinca com uma coisa dessas. Vou tentar registrar com mais detalhes da próxima vez ”, relatou. Pedrinho diz, inclusive, que já comeu nove ovos do galo Chico e que eles têm o mesmo sabor de um ovo normal, apenas são um pouco menores.

Assista o momento:

“Condição é rara, mas pode ocorrer”

O biólogo Jackson Preuss explica que a condição de galo botar ovos é rara. Porém, isso ocorre em diferentes grupos do reino animal.

De acordo com Preuss, essa condição já foi descrita na literatura, relatada em outros grupos de animais e está diretamente relacionada a alterações do material genético.

“Pode ocorrer por dois motivos: o primeiro hermafroditismo, ou seja, o animal possui estruturas reprodutivas de macho e fêmea. Além disso, existe ginandromorfismo, quando além das estruturas reprodutivas, o animal possui características externas de macho e fêmea”, explicou o biólogo.

E você, acredita que o galo Chico realmente bota ovos?

Acesse e receba notícias de Chapecó e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Animais