Gavião é tratado com acupuntura para recuperar movimentos em Blumenau

A suspeita é de que o animal tenha sofrido uma colisão frontal que ocasionou hematomas na região peitoral e neurológica

Um gavião-miudinho resgatado pela Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina está sendo tratado com acupuntura para recuperar o movimento das pernas, no Vale do Itajaí.

A suspeita é de que o animal tenha sofrido uma colisão frontal que ocasionou hematomas na região peitoral e neurológica. Com o impacto, ele ficou com os movimentos das pernas debilitados.

Gavião é tratado com acupuntura para recuperar movimentos em Blumenau – Foto: Divulgação/Hospital Veterinário FurbGavião é tratado com acupuntura para recuperar movimentos em Blumenau – Foto: Divulgação/Hospital Veterinário Furb

O gavião está sendo tratado por profissionais do Serviço de Atendimento de Animais Silvestres de Blumenau. “A gente está tentando fazer um tratamento para esse dano neurológico e tentando estimular a movimentação dos pés com acupuntura.”, conta o professor Júlio César de Souza Júnior, veterinário responsável pelo Hospital Veterinário da Furb.

Apesar de todo empenho da equipe o animal tem mostrado uma evolução lenta. “O prognóstico é de reservado a ruim porque a gente já tem feito a algumas sessões e a evolução está muito lenta. Não sei até que ponto ele consegue recuperar o movimento dos pés”, diz o professor.

Souza Júnior explica ainda que, caso o animal não consiga recuperar o movimento dos pés, ele deverá ser submetido à eutanásia. “Sem a movimentação dos pés ele não consegue se alimentar e predar as presas. Muito provavelmente ele será eutanasiado caso não melhore. Mas vamos seguir mais algum tempo com tratamento para ver se temos alguma evolução significativa”, explica.

Gavião é tratado com acupuntura para recuperar movimentos em Blumenau – Foto: Divulgação/Hospital Veterinário FurbGavião é tratado com acupuntura para recuperar movimentos em Blumenau – Foto: Divulgação/Hospital Veterinário Furb

O Serviço de Atendimento de Animais Silvestres de Blumenau é uma parceria da Furb (Universidade de Blumenau), Polícia Militar Ambiental SC e a Secretaria de Meio Ambiente.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Animais