Praga de ratos assusta a Austrália e governo prepara combate

Praga pode durar dois anos e invadir metrópoles. Para tentar conter o avanço das ninhadas de ratos, o governo anunciou que distribuirá venenos potentes para agricultores

A infestação de ratos na Austrália tomou uma proporção gigantesca e agora a praga poderá tomar proporções ainda maiores, causar mais estragos e logo invadir grandes metrópoles do país, como Sydney, alertaram especialistas. As informações são do R7.

Animais podem migrar das regiões rurais para cidades, com a chegada do inverno – Foto: DailyMail/ReproduçãoAnimais podem migrar das regiões rurais para cidades, com a chegada do inverno – Foto: DailyMail/Reprodução

A situação é tão grave que os dados das ninhadas são reunidos em um site oficial dedicado ao assunto, chamado Mouse Alert.

Há, inclusive, riscos que as colheitas sejam devastadas antes mesmo de colhidas. É o que teme o vice-presidente da Associação de Fazendeiros de Nova Gales do Sul, Xavier Martin.

Plataforma Mouse Alert monitora avanço de ratos na Austrália – Foto: Mouse Alert/ReproduçãoPlataforma Mouse Alert monitora avanço de ratos na Austrália – Foto: Mouse Alert/Reprodução

“Sem um esforço concentrado de isca nas próximas semanas, isso poderia facilmente se transformar em um evento de peste de dois anos”, afirmou ele ao Daily Mail Austrália.

“Os ratos estavam pulando do telhado. Ao redor da casa e na do vizinho, há ratos mortos, queimados”, afirmou uma fazendeira da região.

Anteriormente, autoridades nacionais australianas disseram que não havia muito a ser feito, por causa de gastos anteriores com as queimadas do fim de 2019, mas começaram a mudar de ideia.

Na semana passada, o governo australiano disse que começaria a distribuir gratuitamente bromadiolona, considerado um dos venenos mais mortais do mundo, que faz com que os animais sangrem até morrer.

Apesar da distribuição gratuita, a substância é considerada controversa em diversos países, pelos perigos ao se espalhar no ambiente.

Ainda pode piorar

Se o problema das pragas de ratos era quase totalmente dos agricultores, caçadores e estudiosos afirmam que logo moradores de metrópoles do país podem ter que enfrentar os roedores.

Infestação de ratos preocupa governo da Austrália – Foto: Peter Brown/DivulgaçãoInfestação de ratos preocupa governo da Austrália – Foto: Peter Brown/Divulgação

Em entrevista ao jornal australiano Daily Telegraph, o exterminador de pragas Dieter Mafra afirmou que a chegada do inverno fará os ratos se esconder em carros e nas casas das pessoas.

Isso significa que, em breve, pessoas poderão ser mordidas enquanto dormem e contrair doenças graves transmitidas pelos roedores.

Problemas periódicos

Segundo o governo do país, a Austrália sofre com pragas de camundongo a cada 10 anos. Parte da culpa do atual problema pode ter sido causado pelas safras recordes após os grandes incêndios que atingiram o país.

As grandes quantidades de alimento para armazenar acabaram por atrair os ratos, que se reproduziram fora de controle.

+

Animais

Loading...