Mundo Maria

Entretenimento, lifestyle, arte e tudo que move o mundo dos influenciadores nas redes sociais.


Inovação no mercado Pet: biscoito natural para saúde e nutrição desenvolvido em SC

O mercado para pets não para de crescer; um biscoito totalmente natural desenvolvido pela UFSC ganhou o prêmio de inovação catarinense

Hello, leitores! Quem é amante de pets aqui? Hoje em dia, o crescimento desse mercado tanto na área de snacks para eles quanto de acessórios está em ascensão.

Tudo que vem de novo para esse tipo de mercado, para quem tem pets em casa, sendo cachorros ou gatos, os donos se jogam e compram, não é mesmo? E olha que inovador esse biscoito natural com extrato de romã e própolis desenvolvido para cachorros, cujo objetivo além de nutrir o cachorro é auxiliar na nutrição da saúde bucal deles.

Biscoito para cães totalmente natural e tem como intuito auxiliar também na saúde bucalBiscoito natural com extrato de romã e própolis para cães, desenvolvido na UFSC – Reprodução/UFSC/ND

Essa descoberta ficou em terceiro lugar no Prêmio de Inovação Catarinense, na categoria de Projeto Acadêmico Inovador. A premiação foi entregue na semana passada pela Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

As zootecnistas Larissa Sobolewski Magassy Baptista e Manoela Karolina Ribeiro Santos desenvolveram um biscoito assado que auxilia na manutenção da saúde oral dos cães.

A ideia desse biscoito inovador surgiu no final de 2017 e foi dividida em duas etapas. A pesquisa foi orientada pela professora Priscila de Oliveira Moraes, co-orientada pela professora Lucélia Hauptli, e contou com parcerias.

Biscoito para cães totalmente natural e tem como intuito auxiliar também na saúde bucalBeagle, a raça na qual foram testados os biscoitos naturais – Reprodução: Getty Images/iStockphoto/ND

Desenvolvimento da pesquisa

Primeiro, Larissa desenvolveu uma pesquisa laboratorial, em uma parceria com a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre, onde conduziu e testou em ambiente controlado, 12 cães da raça beagle. Em laboratório, foram testadas a preferência e efetividade dos biscoitos.

Manoela Ribeiro Santos executou a pesquisa de campo em Florianópolis, com cerca de 40 cães voluntários, apresentando resultados efetivos do funcionamento dos biscoitos para a redução e prevenção do tártaro nos animais. A pesquisa de Manoela será publicada em breve pela revista Animal Feed Science Tecnology.

Além da saúde oral, o projeto também tem o objetivo de tornar a alimentação mais natural para os cães.

“Sabemos que a saúde oral é algo muito importante para a saúde em geral do animal, e é uma coisa que as pessoas não têm percepção”, afirma a professora de nutrição animal, Priscila, que vê a necessidade de tornar a higienização bucal mais prática para os tutores.

A manutenção da saúde oral é importante para a saúde geral do pet. Segundo a professora, a boca dos cães possui uma microbiota muito vasta, composta por mais de 400 tipos de bactérias diferentes.

Biscoito para cães totalmente natural e tem como intuito auxiliar também na saúde bucalProdução de biscoitos com extrato de romã e própolis – Reprodução/UFSC/ND

Todo o trabalho foi financiado pelas alunas, pela professora e pelos pais das alunas, que arcaram com todos os custos para que o biscoito desse certo e ganhasse o prêmio de inovação.

O trabalho de produção dos biscoitos, embalagens e quantidade de porção foi feito manualmente.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.