Jaguatirica aparece morta ao lado de rodovia em Joaçaba
Animal apresentava sinais de atropelamento, conforme testemunha
Uma jaguatirica foi encontrada na semana passada entre os municípios de Lacerdópolis e Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina. O animal estava perto da ponte do rio Caraguatá.
Leia mais

A jaguatirica morta foi vista no acostamento da SC-150 por motoristas que passavam pela região. O animal silvestre tinha sinais de atropelamento, segundo o relato de uma testemunha para uma rádio local.
Outro caso
Uma jaguatirica da espécie Leopardus pardalis foi encontrada morta na BR-282, próximo a Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, em janeiro deste ano. Um motorista que passava pelo local registrou a cena e pensou se tratar de uma onça-pintada.

No vídeo, o animal ameaçado de extinção aparece com sinais de atropelamento. “Passando aqui perto de Xanxerê, na BR-282, uma onça pintada atropelada. O caminhão passou e atropelou”, disse o motorista.
Espécie em extinção
Segundo o biólogo Jackson Preuss, a jaguatirica é um dos maiores felinos silvestres da região e pesa entre oito e 16 quilos. “São animais solitários que vivem em florestas, campos, savanas e regiões alagadas e parecem exigir áreas de habitat com cobertura densa”, explicou.
Com atividade predominantemente noturna, as jaguatiricas costumam dormir em ocos de árvores e arbustos durante o dia. São animais com grande habilidade para subir em árvores, saltar e nadar.
Está na lista de espécies ameaçadas de extinção em Santa Catarina. Suas principais ameaças estão relacionadas à caça para retirada da pele e a destruição do habitat natural.