Leão-marinho ferido é encontrado em praia de Balneário Camboriú

Animal será monitorado pela equipe técnica da Univali, caso volte ao costão

Um leão-marinho-do-Sul (Otaria flavescens), no costão da praia de Taquaras, em Balneário Camboriú, na tarde de sábado (7). Era um macho, adulto, que estava ativo, mas tinha lesões nas nadadeiras e sinais de magreza.

Leão-marinho ferido foi encontrado na praia de Taquaras, em Balneário Camboriú – Foto: PMP-BS/DivulgaçãoLeão-marinho ferido foi encontrado na praia de Taquaras, em Balneário Camboriú – Foto: PMP-BS/Divulgação

Conforme a equipe técnica da Univali (Universidade do Vale do Itajaí) Unidade Penha, que esteve no local, o leão-marinho estava com batimentos cardíacos e respiração normal para a espécie.

Em parceria com a Polícia Militar Ambiental e Guarda Municipal, foi realizada uma tentativa de contenção física do mamífero para administração de medicamentos e coleta de amostras biológicas.

Apesar disso, não foi possível conter o animal, que estava bastante arisco, conforme o PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos). A disposição física dele indica que o quadro não é grave. Apesar disso, a equipe da Univali continuará fazendo o monitoramento, caso ele retorne ao costão para descansar.

Os Pinípedes, grupo dos leões-marinhos, são animais semiaquáticos e têm hábitos costeiros e marinhos. Por isso, é comum vê-los nos costões ou na areia da praia. Esses são momentos de descanso, pois as espécies estão em rota migratória nesta época do ano.

Caso algum animal marinho seja encontrado nas praias, é preciso acionar as equipes de resgate do PMP-BS pelo 0800 642 3341.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Animais

Loading...