Mais de 20 pinguins são encontrados mortos em praia de Itapema

Animais já estavam em avançado estado de decomposição, e não foi possível identificar a causa da morte

Pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) mortos foram encontrados na Praia de Itapema na segunda-feira (9). Os 26 animais estavam em estágio avançado de decomposição, impedindo a confirmação real de causa de morte.

Eles foram registrados pelo PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos), executado na região pela Univali (Universidade do Vale do Itajaí), Unidade Penha.

Pinguins mortos foram encontrados em praia de Itapema – Foto: PMP-BS/DivulgaçãoPinguins mortos foram encontrados em praia de Itapema – Foto: PMP-BS/Divulgação

Além dos encontrados em Itapema, outros foram registrados em praias de Governador Celso Ramos (Palmas), Porto Belo (Perequê), Itajaí (Brava), Balneário Piçarras, Navegantes (Central), Bombinhas (Mariscal) e Penha. Ao todo, 33 animais foram identificados pelo projeto.

As carcaças não seguiram para o exame de necropsia devido ao estágio avançado de decomposição, que compromete rapidamente os órgãos do animal e inviabiliza a coleta de amostras biológicas para exames complementares.

Espécie em período de migração

O número alto de ocorrências nos últimos dias, segundo o PMP-BS, tem relação com o período migratório da espécie, que viaja até as águas brasileiras em busca de alimento após o período reprodutivo na região austral. Grupos de pinguins partem de colônias localizadas principalmente no litoral da Argentina, do Uruguai e do Chile.

Grande parte dos pinguins estão no primeiro ciclo migratório. A espécie, assim como toda a fauna marinha, enfrenta inúmeros desafios para concluir o deslocamento de ida e volta às colônias. Isso faz com que eles fiquem debilitados e possam morrer.

Outros desafios comuns são as redes de pesca. Os animais ficam presos, e não conseguem retornar à superfície da água para respirar. O resultado é a morte por exaustão, afogamento ou asfixia.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Animais

Loading...