Morador de Florianópolis encontra cobra gigante enrolada no arbusto do jardim

Espécie foi encontrada durante a tarde no meio das plantas da casa localizada em Florianópolis; cobra é famosa pelo tamanho, mas não é venenosa

Um morador da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, se deparou nesta sexta-feira (26) com uma cobra de cerca de um metro no jardim durante a tarde. Assustado, o homem acionou o Corpo de Bombeiros de Florianópolis por volta das 14h.

Cobra caninana foi encontrada em jardim de FlorianópolisCobra caninana foi encontrada em jardim da Lagoa da Conceição, em Florianópolis – Foto: Arquivo/Wikimedia Commons/Divulgação/ND

Quando chegaram na residência, uma casa localizada na Rua Laurindo Januário da Silveira, os bombeiros constataram que a cobra era da espécie Caninana – o corpo e o dorso são pretos com faixas e manchas amarelas, principalmente na parte inferior.

Também conhecida como cobra-de-frango e cobra-de-rato-amarelo, ela se enrolava nos arbustos do jardim do morador quando o “socorro” veio. A espécie é terrestre, tem hábitos diurnos e é arborícola – ou seja, vive nas árvores.

Conforme o corpo de bombeiros de Florianópolis, o morador foi orientado a esperar que o animal seguisse seu “caminho natural”. A Caninana não é venenosa,  não coloca em risco a saúde do morador e nem ameaça os familiares, ressaltou a corporação.

Cobra caninana em Florianópolis

Conforme o projeto Fauna Digital da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), as caninanas produzem cerca de 12 ovos. Eles ficam incubados por mais de três meses. É durante o verão que ocorre a eclosão, sendo esse um dos possíveis motivos da aparição.

Além do Cerrado e da Floresta Amazônica, as Caninas também vivem na Mata Atlântica, bioma esse que cobre Florianópolis e boa parte de Santa Catarina. Ela é inofensiva a e se alimenta de ratos e sapos, podendo até morder, mas não é peçonhenta.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Animais

Loading...