Navio atraca com baleia morta presa à proa; veja foto

Tripulação não teve conhecimento da colisão até chegar ao porto no começo da semana

Um navio-petroleiro atracou no porto de Mizushima, na cidade japonesa de Kurashiki, com uma baleia morta de quase 10 metros de comprimento presa à proa. A imagem chocante foi registrada na última segunda-feira (20). As informações são do portal R7.

Navio-petroleiro atraca em porto com baleia morta presa à proa – Foto: Reprodução/Mizushima Coast Guard Station/NDNavio-petroleiro atraca em porto com baleia morta presa à proa – Foto: Reprodução/Mizushima Coast Guard Station/ND

O que chama a atenção também é o fato da tripulação não ter notado a colisão com o animal em alto-mar ou a presença dele no casco até a chegada à costa.

Um porta-voz do Departamento da Guarda Costeira de Mizushima disse ao jornal Yomiuri Shimbun “nunca ter ouvido falar de uma baleia nessa situação”.

Apesar do incidente, o navio não apresenta danos significativos. A Prefeitura de Kurashiki promete estudar medidas para evitar esse tipo de ocorrência no futuro.

O Instituto de Pesquisa de Cetáceos de Tóquio acredita que a carcaça pertença a uma baleia-comum, também chamada baleia-fin. A espécie é classificada como vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

No Brasil 

Uma baleia-fin encalhou sem vida em estado avançado de decomposição na última terça-feira (21), na praia grande da Ilha do Mel, em Paranaguá, no Paraná. A baleia de quase vinte metros era um macho adulto.

Segundo os pesquisadores, essa foi a primeira vez que uma baleia-fin encalha no litoral paranaense. A espécie é a segunda maior do oceano, ficando atrás somente da baleia azul.

+

Animais

Loading...