“Ô, cabeça de sucuri macho”: Guia avista sucuri gigante prestes a trocar de pele

De acordo com o guia, o macho avistado "tomando banho de sol" tem tamanho fora do normal e olhos cinzentos indicam troca de pele

Acostumado a avistar sucuris gigantescas pelos rios do Pantanal, no Mato Grosso do Sul, um guia de turismo ecológico desta vez se surpreendeu. Deu de cara com uma espécie fora do normal, tomando banho de sol. “Ela é grande para uma sucuri macho e está cinza, perto de mudar a pele”, diz Vilmar de Oliveira. Ele gravou a experiência e postou em seu canal “Terra das Sucuris”, no Youtube.

Detalhe do olho cinzento: guia flagra sucuri macho enorme, pronta para trocar de pele – Foto: ReproduçãoDetalhe do olho cinzento: guia flagra sucuri macho enorme, pronta para trocar de pele – Foto: Reprodução

“É bem adulto mesmo. Eles são menores do que as fêmeas, que é o chamado ‘dimorfismo sexual’. Mas são mais ariscos e têm medo dos homens”, explica o guia. Assista ao vídeo!

Dimorfismo sexual se resume na ocorrência de características físicas distintas, na mesma espécie, diferenciando indivíduos do sexo masculino e feminino. No caso da sucuri, os machos são realmente menores e têm o corpo mais estreito.

“O olho dela tá começando a ficar cinzento, opaco, que é sinal de troca de pele mesmo”, completa o guia.

Vilmar ressalta no vídeo que mantém distância nas filmagens, para não interferir no meio ambiente e na vida do animal. Revelou ainda um aspecto curioso da sucuri.

“Elas são surdas. Eu estou falando aqui e elas não se mexem, dormindo ali”.

Loading...