Onça-parda aparece no portão de casa e câmera flagra; veja vídeo

Imagens foram compartilhadas nas redes sociais e mostram a tranquilidade do animal

Uma onça-parda foi vista na semana passada na frente de uma casa no bairro Roselândia, em Erechim, no Rio Grande do Sul. As imagens foram gravadas pouco antes das 23h de  quinta-feira (13).

Onça foi vista na última semana no Rio Grande do Sul – Foto: Reprodução/NDOnça foi vista na última semana no Rio Grande do Sul – Foto: Reprodução/ND

O vídeo mostra o animal saindo de uma área de mata e circulando por alguns segundos em frente ao portão da casa. Na sequência, o “gatinho” deixou o local pelo sentido contrário ao que chegou. 

Nos últimos dias haviam surgido relatos de que um felino havia sido avistado na área, mas até então, nada tinha sido comprovado. 

A orientação é para que caso alguém veja o animal acione a polícia ou os bombeiros. As informações do portal RS Agora.

Onça-parda

A onça-parda é o segundo maior felino do Brasil. Este animal vive em uma ampla variedade de habitats, desde florestas até formações de savanas e aparece, eventualmente, em ambientes alterados como plantações e pastagens estando presente em todos os biomas brasileiros. As informações são do Instituto Chico Mendes. 

Atualmente, têm sido cada vez mais frequentes relatos de aproximação deste animal com o homem. É comum em noticiários matérias sobre onças-pardas em áreas urbanas, entrando em casas e atacando animais domésticos. Conforme especialistas, isso pode estar relacionado a severa redução na disponibilidade de hábitats devido ao crescimento urbano desordenado e a diminuição de suas presas. 

Quando adultos o comprimento da onça-parda varia de 1,5 e 2,75 m e o peso de 22 a 70 kg. O padrão de atividades é tipicamente noturno, apesar de eventualmente ser observado em atividade em diversas horas do dia, principalmente ao entardecer. O período de gestação dura de 82 a 98 dias, nascendo de um a seis filhotes. 

+

Animais