Peixe recordista escapa de captura 2 mil vezes em 20 anos

A fêmea de lúcio-almiscarado tem 25 anos e é considerada a mais velha de Iowa (EUA) e foi capturada apenas uma vez no período

Uma fêmea do peixe lúcio-almiscarado (Esox masquinongy) conseguiu escapar da captura mais de 2 mil vezes, em cerca de 20 anos. A informação é do Departamento de Recursos Naturais de Iowa, nos Estados Unidos, que diz que o feito é singular e recordista.

A fêmea tem 25 anos. – Foto: Iowa Departament of Natural Resources/Reprodução/FacebookA fêmea tem 25 anos. – Foto: Iowa Departament of Natural Resources/Reprodução/Facebook

As autoridades do departamento também se mostraram impressionadas pela longevidade da fêmea, provavelmente o peixe mais longevo do estado.

A fêmea — hoje com 1,16 m e 25 anos — foi registrada na região após ser capturada a primeira vez, há 20 anos. Desde então, os técnicos fizeram 1.996 operações de capturas de almiscarados na bacia do lago onde ela vive.

“Um total de 1.996 conjuntos de rede foram conduzidos de 2002-2020 dentro da cadeia do lago Okoboji, e esse peixe nunca foi recapturado”, revelou o departamento, em publicação feita no Facebook.

Say hello and happy 25th birthday to the oldest known female muskie in Iowa! 👋 🎂 Originally netted and fitted with a…

Posted by Iowa Department of Natural Resources on Tuesday, April 20, 2021

“Este ano, como parte de nossa coleção de reprodutores, nós o recapturamos pela primeira vez desde 2001”, completou Jonathan Meerbeek, no site da instituição.

Capacidade de fuga surpreendeu

A capacidade de esquiva da fêmea deixou os técnicos encucados. Peixes com 15 ou menos quase sempre são capturados várias vezes, a fim de registros do departamento.

Apesar da foto triunfante que abriu o texto, a fêmea já foi devolvida ao habitat natural e provavelmente está pronta para escapar da captura por mais alguns anos.

Os lúcios-almiscarados são considerados espécies grandes e agressivas, que vivem em água doce. Eles são relativamente raros na América do Norte e se alimentam de répteis, mamíferos e outros peixes.

+

Animais