‘Peixe-vampiro’ que viveu na época dos dinossauros é flagrado na Austrália

Trata-se de uma lampreia, criatura parecida com uma enguia sem mandíbula e que evoluiu milhões de anos atrás

Um animal que vive desde a época dos dinossauros foi visto na Austrália. Trata-se de uma lampreia, criatura parecida com uma enguia sem mandíbula e que evoluiu milhões de anos atrás. A última aparição havia sido há mais de 20 anos.

Animal possui olhos azuis e é ameaçado de extinção – Foto: Pen News / Sean ConnollyAnimal possui olhos azuis e é ameaçado de extinção – Foto: Pen News / Sean Connolly

O peixe ganhou o apelido de “peixe-vampiro” por se alimentar do sangue de suas presas.

O registro raro foi feito por Sean Blocksidge, guia turístico em Margaret River, na Austrália. As informações são do jornal The Mirror.

Sean conta que já ouviu lendas locais sobre lampreias migrando para cachoeiras das proximidades. Após 20 anos de pesquisa, ele conseguiu encontrar uma pela primeira vez.

“Foi um momento surreal. Eu tinha ouvido tantas histórias dos veteranos sobre como as lampreias costumavam migrar aos milhares pelas cachoeiras. Mas não os vemos em nosso sistema Margaret River há mais de uma década”, disse.

“Estou no rio todos os dias, em ronda, com canoas e sempre esperando encontrar uma, mas hoje foi meu dia de sorte” completa.

Local onde foi encontrado

O aventureiro encontrou a espécie em Yalgardup Falls, onde  guiava um grupo de turistas e decidiram para no local para refletir sobre a história aborígene e europeia.

Registro raro foi feito na Austrália – Foto: Pen News / Sean ConnollyRegistro raro foi feito na Austrália – Foto: Pen News / Sean Connolly

“Eu olhei para a água e parecia um longo tubo azul, na parte rasa. Pareceu um pouco estranho, pois não colocamos nenhum lixo no rio. Desci para olhar mais de perto e descobri outra meia dúzia de ‘tubos’ tentando subir a cachoeira”, relembra o guia.

“O grupo de turismo ficou emocionado. Eles rapidamente perceberam a importância de vê-los, uma vez que explicamos como eles eram raros”.

+

Animais

Loading...