Cães e chocolates: será que esta dupla combina? Saiba a resposta na coluna de hoje!

Que tal comemorar a Páscoa ajudando peludos à espera de adoção neste sábado? Temos duas opções de evento em Florianópolis, escolha uma!

Páscoa

Páscoa remete à renovação da vida. É neste sentido literal que esta época do ano deveria ser refletida e encarada, como mais uma oportunidade para a evolução pessoal. Cada dia é uma oportunidade de recomeço e, se não podemos mudar nosso passado e as escolhas já feitas, sempre poderemos plantar um novo futuro. Isso vale para tudo em nossa vida, inclusive para a maneira como lidamos com os animais sob nossos cuidados. Que os erros do passado nos estimulem a acertar agora e a plantar um novo futuro. Uma ótima Páscoa a todos!

Chocolate!

Chocolate é tóxico e pode ser fatal para cães e gatos, embora seja mais incomum um felino comê-lo. O perigo está na teobromina, substância do cacau presente em todos os tipos de chocolate. A ingestão tóxica ocorre de 20mg a 60mg por quilo do animal e já pode matar entre 100mg e 200mg por quilo. O chocolate amargo e o chocolate para cozinhar são os que contêm mais teobromina. Em seguida vêm os chocolates ao leite e branco (campeão em gordura). A gordura presente nos chocolates também faz mal ao pâncreas.

Cuidado sempre

Não faça as contas para dar “só um pouco”, deixe todo e qualquer chocolate em lugares à prova de pets. Cães menores intoxicam-se com doses pequenas, morrendo mais facilmente. E como geralmente são os pequenos que circulam livres dentro de casa, todo cuidado é pouco. Não existe antídoto para intoxicação por teobromina!

Os sintomas

Geralmente aparecem após seis horas da ingestão do chocolate sob forma de muita sede, vômito, diarreia, inchaço na barriga e inquietação. Se não for tratado o animal poderá fazer muito xixi, perder a coordenação motora e apresentar tremores/convulsões. O quadro pode evoluir para aumento da frequência dos batimentos cardíacos e dos movimentos respiratórios, hipertensão, aumento da temperatura corpórea e, finalmente, para hipotensão, queda da temperatura corpórea, coma e morte.

Coelhos

Que tal deixar o coelhinho da Páscoa só nas canções, desenhos e ilustrações infantis? Filhotes de coelho e pintinhos são vidas e não presentes. Para presentear você encontra inúmeras opções de coelhos de pelúcia, de artesanato etc. Existe até blog de doação responsável de coelhos abandonados! Acesse http://www.adoteumorelhudo.com para mais informações.

Festa!

Amanhã o projeto Cão Terapia Floripa aguarda você para uma edição especial de Páscoa, recheada de mimos para voluntários e peludos à espera de adoção. A festa começa às 15:30 e vai até as 18:30 e será cancelada em caso de chuva. Local: Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal, ao lado do cemitério do Itacorubi. Informações: 9111-7011

Brechó

Também se não chover, protetoras independentes realizam amanhã mais um BreDog, ação beneficente com renda 100% revertida para a ajuda a cães e gatos retirados por elas do abandono ou de situações de maus-tratos. Se você tiver objetos em bom estado de conservação, pode aparecer por lá para fazer doações. Apareça das 14h às 19h no evento, que acontece ao lado do Angeloni Santa Mônica e boas compras! Aproveite para comprar ou doar um vale-castração!

Divulgação: Protetoras independentes

Confira a programação do BreDog em abril!
Divulgação: Cão Terapia Floripa 
Legenda: Evento será cancelado caso chova.