Como se aproximar para ajudar um cão de rua que está fugindo de você?

Você já tentou ajudar algum peludo que, mesmo precisando, fugiu com medo? Confira na coluna de hoje algumas dicas de como agir nestes casos.

Luís Mendes/Arte ND

Resgate

Como proceder quando você decide ajudar um cão que está nas ruas em situação de abandono? Você viu o animal e decidiu a fazer a diferença em sua vida, mas muitas vezes, ao tentar pegá-lo, apenas faz com ele fuja mais e mais… Cães de rua estão constantemente em estado de alerta, fugindo ou atentos a qualquer aproximação, que pode ser boa ou ruim. Cachorros que são frequentemente enxotados, perseguidos ou que apanham, costumam ter essa atitude quando se tenta uma aproximação.

Sobrevivência

Estes animais aprenderam que quando alguém se aproxima podem estar em perigo, portanto, manter uma distância mínima é vital para sua sobrevivência. Cachorros que gritam e fogem quando humanos ou outros animais chega perto podem ter aprendido que quando gritam, quem os “persegue” se afasta momentaneamente, o que faz com que o comportamento de gritar e correr, fugindo, aumente cada vez mais. Nestes casos, é preciso ter bastante paciência caso você deseje resgatar o animal sem o uso de cordas para laçar ou outros acessórios que podem até matá-lo enforcado.

Jeitinho

Cada vez que você tenta pegar um cão estando de pé e se abaixando na direção dele, faz uma postura ameaçadora do ponto de vista do cachorro. O melhor é tentar se abaixar e ficar parado. Fique agachado ou sentado, sem estar virado em direção ao cão, e sim de lado, em uma posição de 90° com relação a ele. Comece a jogar pedaços de carne, ou algo bem saboroso e cheiroso, longe de você e espere. Finja que não está fazendo nada ali, apenas está sentado de forma despretensiosa e não olhe diretamente nos olhos do cachorro.

Confiança

Espere que o cão coma o petisco e repita algumas vezes o ato de jogar a comida longe de você. Vá diminuindo a distância gradativamente, de forma que ele quase não perceba. É preciso ter paciência, pois você está estabelecendo uma relação de confiança com um cão extremamente traumatizado. Quando ele estiver perto de você, nunca tente pegá-lo bruscamente. Isso fará com que ele afaste-se correndo e não volte mais, mesmo com comida envolvida. Faça com que ele perceba que estar perto de você é seguro, pois você não tentará pegá-lo.

Amizade

Quando ele estiver mais tranquilo, tente fazer com que coma da sua mão. Se ele aceitar bem, enquanto ele come da sua mão, você tenta passar a mão no peito dele, abaixo da cabeça, de forma extremamente cuidadosa. É muito importante que você se policie para manter seu corpo relaxado, solto, tranquilo. Os cães percebem qualquer tensão. Depois desse primeiro vínculo de confiança você pode apresentar a guia, colocando-a no chão e jogando alguns pedaços de carne por cima. Deixe-o cheirar a guia, vá fazendo carinho e só depois que você tiver certeza de que ele confia minimamente em você, vá lentamente tentando colocar a guia no cão. Isso pode levar algumas horas ou alguns dias. Faça várias sessões de aproximação antes de tentar colocar a guia e depois comemore o sucesso do resgate!