Folia em quatro patas: dicas para um Carnaval seguro para os peludos

Seja qual for sua opção para curtir o feriado prolongado, é preciso cuidar de cachorros e gatos durante as festas de Carnaval

Carnaval

Fantasias, brilhos e barulhos excessivos. Carnaval é sinônimo de festa, diversão e alegria, mas como toda data comemorativa pode trazer perigos, inclusive fatais, para cães e gatos. E não podemos esquecer que estamos no verão, época de desidratação rápida e de cuidados especiais com a saúde dos peludos, especialmente se tiverem focinho curto ou achatado. 

Zambi/ND

Responsabilidade

Vai vestir a fantasia e soltar o pierrot ou a bailarina que há em você? Libere geral e divirta-se com responsabilidade, mas sem fazer de seus cães e gatos miniaturas de bonecos carnavalescos e sem levá-los para festas com multidões, música alta e temperaturas elevadas. Afinal, você quer enterrar apenas a tristeza, não seu melhor amigo de patas, não é mesmo? 

Dicas

Fantasias? Prefira vestir os pets apenas para bater fotos ou use adereços leves e de tamanho adequado. Adereços deixados por muito tempo no pet podem machucá-lo ou ser ingeridos, provocando intoxicação ou engasgamento. 

Pinturas, brilhos e paetês? Use e abuse: em você! Eles podem intoxicar os peludos, ser inalados etc. Mantenha todos bem longe dos peludos, inclusive dos gatos. 

Água. Muita água! Estamos no verão, então sombra e água fresca para cães e gatos, sempre. 

Calor. Cães estão mais próximos do solo e de suas emanações de calor. Vai para a praça pular carnaval? Deixe o peludo em casa e como veio ao mundo, sem roupas e adereços. 

Música. Cães e gatos têm a audição e o olfato muitíssimo superior aos nossos e que precisam de cuidados especiais por conta de sua interação com nossas festas cheias de barulhos altos e produtos químicos. 

Substâncias tóxicas. Sprays de espuma, tintas, bebidas alcoólicas, bitucas de cigarro, entre outros, são perigos comuns no carnaval. Mantenha os pets de todos eles o mais longe possível. 

Identificação. A comoção coletiva é grande e a maioria das pessoas brinca o carnaval de maneira bastante despreocupada. As casas geralmente estão mais abertas aos amigos, o feriado é prolongado, as comemorações acontecem dia e noite. E nessa festa toda, cães e gatos podem se perder, fugindo com portões esquecidos abertos ou por medo de barulhos e de excesso de movimentação de pessoas. Identifique seu animal de estimação e mantenha-o mais isolado de tudo isso. 

Vai viajar? Cuidados redobrados com fugas e acidentes por conta de fogos de artifício. Se seu animal de estimação não estiver indo junto, deixe-o sob os cuidados de alguém competente e responsável durante todo o período em que você estiver fora. Quem está de férias é a tristeza, não nosso comprometimento com as vidas que dependem de nós.

Loading...