Gripe canina: saiba quais os sinais e o que fazer se o seu cachorro estiver gripado

A baixa nas temperaturas pode desencadear a gripe canina com uma série de problemas respiratórios no pet; veja como prevenir

Apesar de ser algo comum nos cães e não ser uma doença grave, quem é tutor de um amigo de quatro patas ainda costuma ficar com dúvidas sobre a gripe canina. Assim como nos humanos, a baixa nas temperaturas pode desencadear uma série de problemas respiratórios no pet, começando pela tosse, e por isso é importante se atentar aos cuidados para evitar que isso vire algo mais grave, como uma pneumonia. 

Manter a vacinação em dia e cuidados com o sistema imunológico são fatores importantes para evitar complicações com a gripe canina – Foto: iStock/DivulgaçãoManter a vacinação em dia e cuidados com o sistema imunológico são fatores importantes para evitar complicações com a gripe canina – Foto: iStock/Divulgação

Mesmo gripado, é importante destacar que o cachorro não oferece riscos para a saúde humana, mesmo com a semelhança dos sintomas. O vírus que afeta o seu pet ataca somente os cachorros e a contaminação se dá no contato com outro cachorro infectado, no ar ou até mesmo em aglomerações. A baixa nas temperaturas também pode aumentar o nível de disseminação da gripe canina com mais facilidade.  

Para saber se o seu pet está infectado, é preciso observar as seguintes alterações no comportamento:

  • olhos lacrimejando; 
  • perda de apetite;
  • espirros;
  • tosse;
  • dificuldade para respirar;
  • fraqueza;
  • coriza.

Apesar dos sintomas, outro ponto que causa preocupação nos tutores é o tempo que a gripe pode ficar no organismo do animal. Apesar de que pode variar de cachorro para cachorro, o tempo comum é de dez dias. 

Mas é importante que ao aparecer qualquer sintoma acima, o pet passe por uma avaliação de um veterinário que vai saber prescrever as medicações necessárias e de acordo com a necessidade do seu amigo de quatro patas. 

Cuidados e prevenção

No período em que o seu pet estiver gripado, é importante evitar contato com outros animais, aglomerações e passeios ao ar livre. Nesse tempo, o ideal é que ele fique em repouso, tenha sempre por perto uma água limpa e que se mantenha a rotina de alimentação para desenvolver o sistema imunológico que fica baixo nessa situação. 

Além disso, vale o cuidado com a carteira de vacinação em dia e, apesar de não ser obrigatória, existe uma vacina para gripe que costuma ser mais procurada no inverno. Por isso é bom consultar um veterinário e conversar antes da aplicação. 

Apesar  do primeiro contágio, isso não impede que o seu cachorro seja infectado outras vezes, por isso prevenir é sempre o melhor remédio. Além da carteira de vacinação, saiba o que é importante estar em dia:

  • Faça visitas periódicas ao veterinário para que possa fazer exames regulares e analisar a saúde do seu bichinho de estimação. 
  • Cuide da alimentação oferecida e veja se o seu cachorro tem se alimentado bem. 
  • Leve seu cachorro para passear e estimule brincadeiras para que possa fazer exercícios ao ar livre. 

Conheça os parceiros que oferecem descontos para assinantes do Clube NDmais

O maior clube de benefícios de Santa Catarina conta com parceiros que oferecem até 20% de desconto para cuidados com seu pet. Saiba quais são:

Para facilitar o dia a dia dos tutores, a Dr Pet oferece serviços preventivos e assistenciais de saúde para o seu pet com diferentes planos de saúde que vão desde o ambulatorial, vacinas, castração à ressonância. 

Assine o Clube NDmais e ganhe 20% de desconto na Dr Pet

Localizado na Palhoça, a Hiper Animal Pet Center trabalha com vendas de ração, medicamentos, acessórios e tudo o que pode proporcionar bem-estar e qualidade de vida para o seu pet. 

Assine o Clube NDmais e ganhe 10% de desconto na Hiper Animal Pet Center

Clínica veterinária, pet shop, banho e tosa que está localizada no bairro Pantanal e oferece benefícios exclusivos para quem assina o Clube NDmais. 

Assine o Clube NDmais e ganhe 10% de desconto na Mascote e Cia

+

Clube NDmais

Loading...