Saiba o que fazer em caso de atropelamento de um cão ou gato

Conheça os procedimentos que podem salvar a vida de um bichinho

Zambi/ND

Todos deveriam saber como agir em situações de emergência, seja com pessoas ou animais. Recorte a coluna de hoje e mantenha no porta-luvas, ou salve-a no seu celular. Um dia você poderá precisar dela para fazer a diferença no resgate de um cão ou gato atropelado. 

*Em primeiro lugar, se o animal não estiver vomitando ou com sangue saindo pelo nariz ou boca, tente amordaçá-lo (desde que ele também não tenha lesões na face). Como ele talvez esteja sentindo muitas dores em função do atropelamento, pode tentar morder a pessoa que está tentando ajudá-lo como uma maneira de se defender da dor.

*Se ele estiver vomitando e/ou com sangue saindo pelo nariz ou boca jamais tente amordaçá-lo, caso contrário ele se engasgará com o próprio vômito e fará falsa via (conteúdo alimentar vai em direção aos pulmões e vias aéreas inferiores).

*Animais inconscientes também nunca devem ser amordaçados.

*Verificar se a boca não está obstruída por sangue/saliva ou qualquer outra substância. Verificar se o animal está respirando e deixar suas vias aéreas livres para a respiração.

*Com muito cuidado (procurando não tocar na área lesada) carregue-o na posição horizontal. Desta maneira evita-se o agravamento das lesões, principalmente se forem na coluna.

*Se houver hemorragia visível, pressionar a região com pano ou com o dedo mesmo, dependendo da extensão da lesão.

*Em caso de fratura, não tocar no membro acometido, senão ele poderá morder para se defender em função da dor.

*Se for fratura exposta, cobrir com pano limpo para tentar deixar a lesão pouco contaminada.

*Se for possível, coloque-o sobre uma maca improvisada (tábua, por exemplo) mantendo-o sempre na posição horizontal.

*Caso ele seja carregado no colo, leve-o sempre na posição horizontal.

*Leve-o até o carro e coloque-o no colo ou no banco de trás cuidando para que ele se movimente o mínimo possível (sempre na posição horizontal).

*Não tente imobilizá-lo porque isso o deixará mais ansioso e ele tentará se desvencilhar, podendo aumentar os danos que por ventura tenham ocorrido.

*Leve-o imediatamente para ser atendido por um médico veterinário.

Adote

No próximo sábado, 31, ocorre mais uma edição do projeto Adotar é o Bicho!, promovida pela parceria do shopping Iguatemi Florianópolis com a ONG Instituto é o Bicho. O evento contará com 40 animais disponíveis para adoção responsável, das 14h às 19h no piso G3 do shopping. Para adotar é preciso ter mais de 18 anos, passar por entrevista, assinar um termo de responsabilidade pela adoção e apresentar documento com foto e comprovante de residência. 

Halloween

Amanhã o Dia das Bruxas será especial no projeto Adote Um Ronrom, com uma Ronromterapia de Halloween. O evento é uma oportunidade de interação com os gatinhos disponíveis para adoção. Os visitantes serão divididos em grupos e poderão curtir os gatinhos por uma hora, entre 13h e 20h. O local do evento é divulgado por e-mail após a confirmação da reserva da vaga. Para se inscrever, envie e-mail para ronromterapia@gmail.com. Saiba mais sobre o projeto em www.adoteumronrom.com.br.

Loading...