Primeiro pinguim da temporada é encontrado em praia de Florianópolis

Exemplar da espécie Spheniscus magellanicus recolhido na Praia dos Ingleses estava desidratado e ferido e passará por reabilitação

O primeiro pinguim da temporada 2021 foi encontrado na manhã desta sexta-feira (21), na Praia dos Ingleses, no Norte da Ilha de Santa Catarina. O animal é da espécie Spheniscus magellanicus, conhecida popularmente como pinguim-de-Magalhães, e estava debilitado e ferido.

Ele foi levado ao Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal) para ser reabilitado.

Pinguim-de-Magalhães foi encontrado na praia dos Ingleses nesta sexta-feira (21) – Foto: Nilson Coelho/R3 AnimalPinguim-de-Magalhães foi encontrado na praia dos Ingleses nesta sexta-feira (21) – Foto: Nilson Coelho/R3 Animal

Segundo a veterinária Janaina Rocha Lorenço, o pinguim estava bastante desidratado, hipotérmico (temperatura corporal baixa) e apresentava ferimentos devido ao contato com apetrechos de pesca nas costas e nas asas.

Ele foi hidratado e colocado em uma Unidade de Tratamento de Animal (UTA). Agora, passará por exames complementares para definir o melhor tratamento.

Os pinguins-de-Magalhães costumam chegar exaustos nas praias catarinenses depois de uma longa viagem desde a Patagônia. Alguns morrem no trajeto, pois são inexperientes e encaram pela primeira vez a migração anual. Outros, acabam sendo capturados de forma não intencional  por apetrechos de pesca.

Pinguim foi colocado em uma unidade de tratamento para se recuperar – Foto: Nilson Coelho/R3 AnimalPinguim foi colocado em uma unidade de tratamento para se recuperar – Foto: Nilson Coelho/R3 Animal

Animais na praia

Caso você encontre um pinguim, mantenha distância e afaste os animais domésticos, pois eles podem transmitir doenças aos pinguins. Se possível, use uma toalha para conter o animal e coloque-o em uma caixa de papelão para mantê-lo aquecido, tomando cuidado com o bico.

Não é aconselhável alimentá-lo ou molhá-lo e jamais o coloque no gelo. Se ele saiu da água, pode estar cansado, desidratado, doente ou com a temperatura corporal baixa. Não o force a entrar na água.

Para solicitar um resgate, ligue para o 0800 642 3341 e a base mais próxima do PMP-BS irá resgatar o animal.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Animais

Loading...