Projeto de Imbituba para salvar baleias vira tema de livro

Lançamento está marcado para este sábado (4) na cidade; confira

O projeto ProFRANCA, do Instituto Australis e com patrocínio da Petrobras, reuniu quase quatro décadas de trabalho em torno do monitoramento, pesquisa e conservação das baleias-francas-austrais no litoral do sul do Brasil em um livro.

Baleias avistadas  no litoral de SC – Foto: ProFranca/Divulgação/NDBaleias avistadas  no litoral de SC – Foto: ProFranca/Divulgação/ND

A obra será lançada neste sábado (4), às 17h, no Centro Nacional de Conservação da Baleia-Franca, na praia de Itapirubá Norte, em Imbituba. O lançamento acontece durante o “Sunset Migration 2021”, evento que marca o fim da temporada das baleias no litoral do Sul do Brasil.

Assinado pelos biólogos do ProFranca, Karina Rejane Groch e Eduardo Pires Renault-Braga, o livro, que carrega o titulo: “A baleia do sul do Brasil: uma gigante em nosso litoral”, promete encantar o leitor com uma riqueza de ilustrações.

Além dos desenhos, a obra busca relatar os esforços na pesquisa e conservação da única espécie de baleia ameaçada de extinção que se reproduz na costa brasileira.

“A ideia foi compartilhar o que é a emoção de ver as águas nem sempre tranquilas se agitarem devido à presença das baleias-francas, além de transmitir um pouco do que se sabe sobre essas gigantes”, explica Karina Groch.

Conheça o projeto

No ProFranca, a equipe se dedica em pesquisar e monitorar a recorrência de exemplares da espécie a cada ano, a reprodução e a amamentação de filhotes em baías e enseadas, e os possíveis impactos de intervenções humanas ao longo do litoral.

Outra frente de atividades é um trabalho de educação ambiental, a partir do Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, em Imbituba, e em escolas e eventos pela região da Rota da Baleia Franca.

No Brasil a baleia-franca tem sua população estimada em cerca de 550 indivíduos e uma taxa de crescimento de 4,8% ao ano. “A baleia-franca permanece ameaçada de extinção, porém conta, cada vez mais, com o apoio da população para sua conservação, e nosso maior sonho é que a espécie se recupere e não precise mais do nosso trabalho”, resume Renault-Braga.

Evento Sunset Migration 2021

Para celebrar o término da temporada, e a migração das baleias para sua área de alimentação na Antártida, o ProFRANCA realiza o Sunset Migration 2021 com entrada franca e diversas atrações.

Além de um balanço final sobre a temporada, o evento terá a apresentação das bandas locais Origem Acústico, Frank & Maneca e Butiazeiro Forró, food truck, espaço e atração para as crianças, e o momento mais esperado, o lançamento do livro: “A Baleia do Sul do Brasil: uma gigante em nosso litoral”.

O evento será presencial, em frente à sede do Projeto, o Centro Nacional de Conservação da Baleia Franca, localizado na Praia de Itapirubá Norte, Imbituba-SC, e seguirá os decretos vigentes na região com relação à pandemia. O evento conta com apoio das prefeituras de Imbituba e Laguna.

+

Animais

Loading...