Projetos sociais de conscientização do Zoo Pomerode buscam conservar a fauna local

Mais de mil animais e cerca de 230 espécies diferentes vivem no BioParque

<span style="font-weight: 400;">Zoo Pomerode conta com áreas arborizadas, agradáveis e acessíveis aos moradores e turistas da região</span> &#8211; Foto: DivulgaçãoZoo Pomerode conta com áreas arborizadas, agradáveis e acessíveis aos moradores e turistas da região – Foto: Divulgação

O Zoo Pomerode é um dos principais pontos turísticos da cidade, conta com áreas arborizadas, agradáveis e acessíveis aos moradores e turistas da região. São 35 mil metros quadrados para visitação, localizados no Centro Histórico de Pomerode (SC). Forma de relembrar a promoção da saúde dos animais e sensibilização das pessoas através da reconexão com a fauna. 

A instituição sem fins lucrativos, mantida pela Fundação Herman Weege, têm como principal fonte de renda a venda de ingressos que é destinada para a manutenção e também, em projetos de conservação, educação, pesquisa e ações socioculturais. 

O Zoo se mantém <span style="font-weight: 400;">como uma instituição de referência no estado e no país, promovendo o desenvolvimento sustentável e a proteção ao meio ambiente</span> &#8211; Foto: Arquivo Fev. 2020/Zoo PomerodeO Zoo se mantém como uma instituição de referência no estado e no país, promovendo o desenvolvimento sustentável e a proteção ao meio ambiente – Foto: Arquivo Fev. 2020/Zoo Pomerode

A história do espaço começou em 1932 e ao longo de quase nove décadas, o Zoo Pomerode vem avançando em estrutura e filosofia, seguindo os mais elevados padrões de bem-estar animal, mantendo-se como uma instituição de referência no estado e no país, promovendo o desenvolvimento sustentável e a proteção ao meio ambiente.

O Programa de Educação Ambiental do Zoo Pomerode iniciou em 2002 e a cada ano, as atividades são aperfeiçoadas para impactar positivamente mais pessoas. Em 2018 o setor de Educação Ambiental do Bioparque iniciou a transformação para Divisão de Educação Para Conservação, consolidando essa transformação no ano de 2019, com ações mais direcionadas para a conservação da biodiversidade. O destaque é para o envolvimento em campanhas nacionais e internacionais, com o propósito de integrar-se às temáticas globais e ações conjuntas. 

<span style="font-weight: 400;">O Programa de Educação Ambiental do Zoo Pomerode iniciou em 2002 e segue até os dias atuais</span> &#8211; Foto: Arquivo Fev. 2020/Zoo PomerodeO Programa de Educação Ambiental do Zoo Pomerode iniciou em 2002 e segue até os dias atuais – Foto: Arquivo Fev. 2020/Zoo Pomerode

40 das espécies que são abrigadas no Bioparque estão na lista de ameaçadas de extinção. Na sua maioria, os moradores do Zoo não têm condições de voltar à natureza porque foram vítimas de maus-tratos, acidentes ou alguma ação humana. Os outros são nascidos em zoos, aquários, criadores autorizados e outras instituições parceiras, devido à necessidade de manejo populacional dos animais. Ao chegar ao Zoo Pomerode, os animais se tornam os embaixadores da sua espécie, seja para incentivar a sua conservação ou mitigar situações de ameaça, evidenciando o importante papel da educação.

<span style="font-weight: 400;">40 das espécies que são abrigadas no Bioparque estão na lista de ameaçadas de extinção</span> &#8211; Foto: Arquivo Fev. 2020/Zoo Pomerode40 das espécies que são abrigadas no Bioparque estão na lista de ameaçadas de extinção – Foto: Arquivo Fev. 2020/Zoo Pomerode

Confira a entrevista com as duas responsáveis pelo setor de Educação Ambiental do Zoo Pomerode, com a Bióloga e Educadora Ambiental Priscila Weber Maciel e a Educadora Jenifer Kroth: 

Qual a importância de projetos sociais que visam a Educação Ambiental?

Um zoológico tem responsabilidade sobre o ambiente a sua volta, afinal também é parte integrante dele, além de ter um comprometimento com comunidade que está inserida, sendo uma figura ativa na comunidade. 

Os projetos desenvolvidos são importantes para estreitar laços com a comunidade e fortalecer a parceria do Zoo com instituições que trabalham na proteção da fauna, reforçando a importância de atividades integradas de conservação in situ e ex situ.

As atividades são dedicada às questões de sustentabilidade, com o objetivo de sensibilizar as pessoas e incentivar a prática de ações que contribuam com a proteção do meio ambiente, mostrando ao mundo que as pequenas ações somadas, podem gerar grandes transformações e, assim, criar consciência sobre os temas sociais, ambientais e econômicos de uma região, impactando de forma positiva os ecossistemas e todas as pessoas interessadas no desenvolvimento sustentável.

A revitalização da mata ciliar no ribeirão que transpassa o zoo, a instalação de um sistema para tratamento de efluentes, a compostagem dos resíduos orgânicos que produzimos, a implantação de telhado verde, a instalação de placas fotovoltaicas, a captação de água de chuva para reuso, são algumas das ações que refletem nossa preocupação e atuação na preservação dos recursos ambientais, melhorando a qualidade do ambiente, não só para os moradores, mas para a fauna nativa, que já voltou a povoar estas áreas agora preservadas.

Qual é a missão do Zoo Pomerode com a Educação Ambiental?

A visita ao zoológico é um momento importante na conscientização e entendimento das ameaças à biodiversidade e nosso papel nesse contexto. Por isso, a educação ambiental vem sendo transformada em Educação para Conservação, uma metodologia mais direcionada aos objetivos da instituição, de elucidar esta problemática ambiental com a fauna e motivar a todos para sua proteção. Nós trabalhamos com vários projetos de conservação e diversas espécies ameaçadas de extinção, trabalhando com campanhas nacionais e internacionais integrando-se em ações e temáticas globais, juntamente com diversas outras instituições.

Como estão sendo feitos os trabalhos voltados a esta área?

No momento estamos ainda passando por uma situação atípica. Antes da pandemia eram realizadas ações mensais, condicionamentos com apresentações didáticas, recepção de escolas e ainda ações na comunidade. Estas atividades têm como objetivo sensibilizar os visitantes abordando questões pertinentes, que estimulam a reflexão, a fim de minimizar impactos causados ao meio ambiente. Com a chegada da pandemia ano passado, as estratégias de Educação no Zoo precisaram ser reformuladas. As visitas das escolas passaram a ser remotas, no formato “live”, e o uso das redes sociais se tornaram ainda mais importantes para difundir a Educação Ambiental. Conforme a situação for normalizando estaremos voltando com todas essas e mais outras atividades.

Qual o objetivo das ações que visam a Educação Ambiental no bioparque?

Ao longo de quase nove décadas, o Bioparque vem avançando em estrutura e filosofia, seguindo os mais elevados padrões de bem-estar animal, mantendo-se como uma instituição de referência no estado e no país, promovendo o desenvolvimento sustentável e a proteção ao meio ambiente.

As ações são excelentes oportunidades para abordar o esforço de toda a equipe em manter um elevado padrão de bem-estar animal e também a importância de manejar as espécies sob cuidados humanos para assegurar sua proteção, já que muitas correm risco de extinção. Por isso, as ações de educação ambiental no Bioparque são voltadas para toda a família, que além de esclarecer a origem e motivo da manutenção dos animais no Zoo, tem como objetivo, de forma didática e divertida, sensibilizar e mostrar que somos todos seres integrante da biodiversidade e como cada pessoa pode contribuir com a melhora da qualidade ambiental, tendo como princípio o respeito a todas as formas de vida.

Zoo Pomerode está aberto todos os dias, inclusive feriados e finais de semana.

Horário: 8h às 18h

Endereço: Rua Hermann Weege, 180, Pomerode – Santa Catarina

Telefone para contato: (47) 3387-2659 ou (47) 3387-4260

Whatsapp bilheterias: (47) 99750-1211 ou (47) 99750-2877

Ingressos aqui

+

Zoo Pomerode – BioParque

Loading...