Solidariedade: frentistas aquecem inverno de animais de rua em Tubarão

Casa, comida e cobertor: cachorros de rua têm inverno aquecido com ato solidário de funcionários de posto de gasolina em Tubarão, no sul do Estado

Com a onda de frio que atinge a região Sul do Brasil, o registro de temperaturas abaixo de 0ºC  no Estado se acentuou nos últimos dias. Mesmo com chances de mínimas negativas apenas nas áreas do Planalto Sul para o começo da semana, conforme dado da Epagri/ Ciram, a sensação gelada permanece em Santa Catarina.

Para aquecer o inverno de animais de rua na cidade de Tubarão, no Sul do Estado, um posto de gasolina colocou à disposição de cachorros que vivem em situação de vulnerabilidade, casinhas, mantas e alimentos.

cães de rua são abrigados em casinhas de posto de gasolinaA cachorrinha “Sorriso” é uma das mascotes de funcionários e clientes do posto de gasolina. – Foto: Manu Veiga/ ND

Jabuticaba, Rodela, Sorriso e Zeca são o “quarteto canino fantástico” preferido de Cláudio, que trabalha como encarregado no posto. Há pelo menos quatro anos, ele e outros funcionários cuidam de animais de rua que vivem pela Cidade Azul.

Casinhas, cobertores, comida e água nunca faltam por aqui, tanto para os moradores fixos, bem como, aqueles animas que visitam o espaço, “Sempre vinha alguém, dava um cobertor, o resto de alguma marmita. Mas depois, a direção da empresa se sensibilizou e doou as casinhas para os animais”, relembra, Cláudio.

Cuidar do espaço e da comida disponível nos potes se tornaram parte da rotina dos funcionários. Todos os meses, o posto disponibiliza a compra de cerca de 40kg de ração, para alimentar os animais, “inclusive quando precisamos de vacina, atendimento veterinário, a empresa também apoia”, afirma.

Cláudio tira um tempo na rotina do trabalho para cuidar e alimentar animais de rua. – Foto: Manu Veiga/ NDCláudio tira um tempo na rotina do trabalho para cuidar e alimentar animais de rua. – Foto: Manu Veiga/ ND

A ação solidária chama a atenção dos clientes, que apoiam a iniciativa. O aposentado Dilnei Francisco dos Passos, que abastece diariamente no posto de gasolina, vê de perto a rotina dos animais, que sobrevivem com o auxílio. “Beneficia a todos, não só aos animais, os cachorros ganham com isso, mas a população também ganha”, destaca o cliente.

Das ruas para um novo lar

Entre tantos animais que passam pelo espaço disponível no posto de gasolina, uma chamou a atenção de Cláudio. A cachorrinha Isabela que antes vivia nas ruas, foi adotada pelo funcionário.

Mas o cuidado é geral com os animais, ato voluntário que satisfaz a rotina do trabalhador, “É uma coisa que eu faço porque eu gosto, não é imposição de ninguém, eu gosto mesmo de cachorros”, emocionado, destaca, o funcionário do posto.

Cláudio e sua companheira fiel, Isabela. A cachorra que vivia nas ruas, hoje, tem um novo lar. – Foto: Cláudio Soares/ arquivo pessoal/ NDCláudio e sua companheira fiel, Isabela. A cachorra que vivia nas ruas, hoje, tem um novo lar. – Foto: Cláudio Soares/ arquivo pessoal/ ND
+

Animais

Loading...