TOP 5: Veja quais são os animais peçonhentos de Santa Catarina

Eles são o que se pode chamar de "bola de fogo" e fazem muito barulho em SC; Confira a lista dos cinco animais peçonhentos que mais vêm causando acidentes em SC

Durante o verão, período mais quente e mais chuvoso do ano, aumenta o número de acidentes com animais peçonhentos. Um dos motivos é que as altas temperaturas favorecem a reprodução destes animais e o fenômeno está sendo observado em áreas urbanas e rurais.

Pensando nisso, a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina) passou orientações à população de como se prevenir e lidar com esses acidentes.

São orientações do tipo: não faça torniquete, pois impede a circulação do sangue e pode causar gangrena ou necrose local. A Dive também destacou a lista dos animais peçonhentos que mais vêm causando acidentes no Estado.

Na temporada de verão de 2019 – dezembro de 2019 a março de 2020 – foram notificados 3.660 acidentes com animais peçonhentos. O número representa 56,3% do total notificado de dezembro 2019 a dezembro de 2020, ou seja, no intervalo de um ano.

A seguir, veja quem mais está “aprontando” entre os animais peçonhentos em SC!

#1 Aranha

Aranhas estão no topo da lista dos animais peçonhentos que mais provocam acidentesAranhas lideram a lista de acidentes com animais peçonhentos em SC – Foto: Léo Rodrigues/Agência Brasil/Divulgação/ND

As aranhas são líderes supremas quando o assunto é incomodar os catarinenses. A bordo das suas oito patas, teia sobre teia, foram responsáveis por 66,5% dos acidentes com animais peçonhentos em SC.

#2 Abelha

Abelhas também são animais peçonhentosEm grupo, podem ser ainda mais perigosas e, para hipersensíveis, uma ferroada pode ser fatal – Foto: Reprodução/ND

Em segundo lugar, vestindo amarelo e preto e usando ferrão, as abelhas, responsáveis por 10,7% dos acidentes com animais peçonhentos.

#3 Serpente

Serpentes ocupam terceira posição na lista dos animais peçonhentos mais perigosos em SCEsse olhar 43 e essa desenvoltura evidenciam a disposição delas pra maldade. – Foto: Christian Raboch/Fujama/Divulgação/ND

As serpentes incomodam desde Adão de Eva. Dois mil anos depois, pouca coisa mudou. Nos terceiro lugar do pódio, com 10% dos acidentes provocados por animais peçonhentos em SC, as serpentes.

#4 Escorpião

Escorpião-amarelo é considerado o mais perigoso da América LatinaVai encarar? O Escorpião-amarelo é considerado o mais perigoso da América Latina – Foto: Divulgação/CIATox/UFSC

No quarto lugar da lista, afetando um universo humilde de 4,1% das pessoas que sofreram com animais peçonhentos em SC, estão os escorpiões.

#5 Lagarta

Lagartas também são animais peçonhentosAumentou o número de acidentes causados por lagartas do gênero Lonomia – Foto: CIT-SC/Divulgação

Fechando o top 5 dos incidentes, aparecem as lagartas, com 3,2%. Pode até ser bonitinha, mas também representa como ordinária.

Acidentes com animais peçonhentos em 2020

Em 2020, Santa Catarina registrou 6.466 acidentes com animais peçonhentos. De acordo com os técnicos da Dive, as regiões onde há registro de enchentes oferecem mais riscos de acidentes com animais peçonhentos.

“Nesse caso, os animais são obrigados a deixar seus habitats em busca de um novo local e acabam se refugiando, muitas vezes, dentro das casas”, alerta Maevi Ottonelli, bióloga da Gerência de Vigilância de Zoonoses da Dive/SC.

No caso de picadas ou mordeduras, a vítima deve procurar atendimento médico no serviço de saúde mais próximo nas primeiras horas após a ocorrência.

A referência para atendimento de acidentes por animais peçonhentos no estado é o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC), que funciona 24 horas no seguinte telefone: 0800 643 5252.

+

Animais