‘Tornado de vermes’ aparece em calçada e intriga cientistas

Formação bizarra apareceu após chuvas em Nova Jersey e foi considerada inédita por especialistas

Um tornado de vermes em uma calçada deixou cientistas perplexos. O fenômeno bizarro foi registrado em um parque de Nova Jersey (EUA) e devidamente fotografado.

Algo terrível parece estar acontecendo aqui – Foto: Reprodução/FacebookAlgo terrível parece estar acontecendo aqui – Foto: Reprodução/Facebook

Uma moradora local viu a estranha formação de vermes ao sair para uma caminhada matinal, em 25 de março. As imagens viralizaram após ela enviá-las para a vereadora Tiffanie Fisher, que publicou no Facebook.

As imagens, que parecem saídas de um pesadelo da natureza, foram intituladas por ela como “Tornado de vermes?”, perguntando se alguém já vira algo parecido. O fenômeno bizarro assustou até cientistas experientes em estudar o comportamento desse tipo de animal.

Kyungsoo Yoo, professor do Departamento de Solo, Água e Clima da Universidade de Minnesota, afirmou que esse tipo de formação é realmente algo muito incomum.

Em entrevista ao site LiveScience, ele ressalta que é comum esse tipo de verme sair do solo após um período de fortes chuvas — o que foi o caso de Nova Jersey, na semana passada —, mas deixa claro que nunca viu vários deles em espiral antes.

Has anyone ever seen anything like this? This is a tornado of worms that were out this morning near Maxwell park in Hoboken. Clearly worms come out after it rains but this is something I’ve never seen!

Posted by Tiffanie Fisher on Thursday, March 25, 2021

Risco de afogamento

Como esses vermes respiram pela pele, um solo permanentemente molhado é um risco para eles, que podem morrer afogados. Então, após inundações, eles cavam túneis e vão para a superfície.

Normalmente, esses animais são solitários, mas nesses períodos de crise formam grupos e tomam decisões conjuntas. Estudos revelaram que nessas reuniões pós-chuva elas normalmente decidem para onde ir.

Um exemplo desse comportamento pode ser visto no vídeo abaixo. O registro foi feito por guardas florestais do Parque Estadual Eisenhower, no Texas, em 2015. É possível ver montes de minhocas andando em bandos, em busca de um lugar mais seguro.

Comportamentos coletivos como esse podem ajudar as minhocas a sobreviverem a períodos de inundações e de secas.

Mesmo com essas informações, o tornado de vermes ainda permanece um mistério. Um estudioso sugeriu ao LiveScience que poderia ter algo a ver com água drenada, mas sem qualquer certeza

“Se a água fosse drenada dessa maneira após a inundação, os vermes poderiam estar seguindo o formato de um gradiente de água”, afirmou Saad Bhamla, professor assistente da Georgia Tech.

De qualquer forma, o tornado se desfez. Quando a mulher que fotografou a formação voltou ao parque, horas depois no mesmo dia, ele já havia desaparecido. É provável até que, após o perigo passar, os vermes simplesmente voltaram para a terra.

+

Animais