Treze animais marinhos são encontrados mortos nas praias de Jurerê em Florianópolis

Não foi possível determinar a causa de óbito dos animais, que já estavam em estado avançado de decomposição

Treze animais marinhos foram resgatados em toda a extensão da praia de Jurerê Tradicional e Internacional, na última terça-feira (5), em Florianópolis. Todos estavam mortos, mas o motivo dos óbitos ainda não foi confirmado.

Os animais marinhos foram encontrados mortos, em estado avançados de decomposição – Foto: R3 Animal/Reprodução/NDOs animais marinhos foram encontrados mortos, em estado avançados de decomposição – Foto: R3 Animal/Reprodução/ND

Após o alerta feito pelos moradores locais, a equipe resgatou os corpos dos animais na praia. Foram recolhidos nove pinguins-de-Magalhães, uma tartaruga-verde, uma gaivota, uma ave oceânica, e um golfinho.

Os resgates foram feitos pela equipe da R3 Animal, por meio do PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos). A presidente e coordenadora do PMP-BS em Florianópolis, Cristiane Kolesnikovas, afirma que todos os dias são feitos resgates no local.

De acordo com informações da equipe de resgate, todos os animais estavam em estado avançado de decomposição, o que dificulta a determinação da possível causa da morte pelo exame necroscópico.

“Quando os animais estão em um estado não tão avançados de decomposição, eles são enviados para a R3 Animal. Quando o estado é muito avançado, eles permanecem no local pra seguir como ciclo natural”, explica Kolesnikovas.

A R3 Animal monitora diariamente as praias da faixa Leste da Ilha, entre a Praia da Solidão e a Praia Brava, e semanalmente a Lagoinha do Leste, em Florianópolis, em busca de animais marinhos debilitados ou mortos.

A presidente ressalta que “nesta época do ano é comum esse tipo de encalhe, principalmente de pinguins, que estão em rota migratória, seguindo seu alimento”.

O PMP-BS é um projeto realizado desde Laguna, em Santa Catarina, até Saquarema, no Rio de Janeiro, sendo dividido em 15 trechos. A R3 Animal executa o Trecho 3, na Ilha de Santa Catarina.

O restante da ilha é atendido através de acionamento pelo telefone 0800 642 3341. O trabalho de resgate, reabilitação e soltura de animais marinhos é feito por meio do PMP-BS.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Animais

Loading...