VÍDEO: Baleia dá saltos e impressiona pescadores no Norte de SC

Baleia da espécie jubarte nadou ao redor de um barco pesqueiro na Baía da Babitonga e deu vários saltos

Mais uma aparição do gigante dos mares surpreendeu pescadores no Norte de Santa Catarina nesta sexta-feira, dia 16. Uma baleia exibida deu alguns saltos para alegria de quem estava no barco pesqueiro na baía da Babitonga, próximo ao porto de Itapoá, Litoral Norte.

baleia dá salto e impressionaFlagrante de um dos saltos da baleia-jubarte. – Foto: Reprodução vídeo/Divulgação ND

Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP/ BS Univille – Trecho 5), trata-se de uma baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae), comum no nosso litoral catarinense.

Segundo os biólogos, existe comunicação entre os animais marinhos de diferentes espécies.

Saltos: são considerados um show de coreografia para quem assiste. A baleia-jubarte pode projetar até 2/3 do corpo para fora d´água. Para esse comportamento, existem algumas hipóteses: exibicionismo, no caso de machos apresentando-se para fêmeas; intimidação entre machos; o som do impacto do corpo da baleia na água, como forma de estratégia de comunicação.

O salto ainda pode ser utilizado para eliminar parasitas e cracas, que ficam aderidas ao corpo da baleia e como forma de oportunidade de observar o que acontece na superfície.

Veja o vídeo:

Vídeo: Internet/Divulgação ND

Confira outros comportamento e descubra o que significa:

Exposição e Batida de Nadadeira Peitoral: a batida da nadadeira peitoral é um movimento “convidativo” – geralmente feito pela fêmea do grupo e sugere corte, para chamar a atenção.

Batida da nadadeira e pedúnculo caudal: a batida caudal é tida como um comportamento mais agressivo, até intimidador. A realização desses comportamentos ativos serve para o desenvolvimento da musculatura, da habilidade motora e da coordenação. Para os filhotes, pode estar relacionado a um processo de aprendizado através da “brincadeira”.

Existem diversos comportamentos distintos observados por pesquisadores em baleias. E, com toda certeza, tem muita coisa a descobrir ainda, ponderam os especialistas.

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP/ BS Univille – Trecho 5), ainda explicou as regras de segurança para observação embarcada de baleias e golfinhos.

  • Mantenha distância de 100 metros e motor neutro.
  • Não religar o motor antes de perceber o animal na superfície da água, numa distância segura.
  • Não perseguir o animal com o motor ligado.
  • Não interromper o curso de natação do animal ou do grupo.
  • Nunca penetrar intencionalmente ou dispersar grupos na água. As baleias são animais silvestres e não podemos prever reações inesperadas, o que pode causar ferimentos ao animal e até naufragar embarcações.
  • Curiosidades da baleia-jubarte
  • A baleia-jubarte ocorre em todos os oceanos. Passa pela região Norte de Santa Catarina entre os meses de maio e setembro, em busca de águas quentes para o período reprodutivo. Abrolhos, na Bahia, é o destino desta espécie no nosso país, pois é um grande berçário natural.
  • A gestação dura cerca de 11 meses e o filhote mede cerca de 4 metros de comprimento e pesa mais de uma tonelada. Já um indivíduo adulto pode chegar a 16 metros de comprimento, pesando até 40 toneladas.
  • As nadadeiras peitorais são o grande diferencial da espécie, medem cerca de um terço do comprimento total do corpo, daí seu nome científico “Megaptera novaeangliae” que significa “grandes asas” e “Nova Inglaterra” – local da primeira avistagem. Realizam grandes saltos fora d´água e os machos possuem um canto característico para chamarem a atenção das fêmeas. A expectativa de vida é de 60 anos.
  • 🚨Se alguém encontrar um animal marinho morto ou debilitado deve ligar para 0800 642 3341 / (47) 3471 3816.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Animais

Loading...