VÍDEO: ‘Cachorrinha pescadora’ de olho no cerco da safra da tainha em SC

De olho na tainha, 'cachorrinha pescadora' chama a atenção em Jaguaruna, no Sul do Estado

Entre 1º de maio e 31 de julho acontece em Santa Catarina a tradicional safra da Tainha. Pescadores artesanais de todo o Estado esperam por este importe período para a economia catarinense. A mascote Tchuca é a “cachorrinha pescadora” do Balneário Arroio Corrente, em Jaguaruna, na região Sul catarinense. O animalzinho acompanha os pescadores diariamente no cerco da tainha.

Tchuca “fiscaliza” atividade dos pescadores em Balneário Arroio Corrente – Foto: Maria Karolini Luiz/Divulgação/NDTchuca “fiscaliza” atividade dos pescadores em Balneário Arroio Corrente – Foto: Maria Karolini Luiz/Divulgação/ND

Adotada há 9 anos pelos pescadores artesanais, Maria Karolini Luiz e Wagner Silveira Teixeira, a cachorrinha chama a atenção no Litoral Sul do Estado ao acompanhar os pescadores da modalidade de arrasto de canoa.

Um certo dia, o casal decidiu levá-la para acompanhar a atividade, como forma de brincadeira. “Botamos pra cima do caminhão e ela ficou e foi com nós. Depois dali, ela via o pessoal chegando pra ir, já começava a chorar perto do pessoal pra botar ela pra cima”, relembra Maria Karolini.

Tchuca atenta as tarrafadas de tainha na da espécie em 2022 – Foto: Maria Karolini Luiz/Divulgação/NDTchuca atenta as tarrafadas de tainha na da espécie em 2022 – Foto: Maria Karolini Luiz/Divulgação/ND

Em um vídeo, a cachorrinha aparece acompanhando pescadores que desembarcam com canoas na faixa de areia para o início da atividade, assista:

“Cachorrinha pescadora” Tchuca acompanha pescadores artesanais em Balneário Arroio Corrente. – Vídeo: Vanderléia Tobler Teixeira/Tik Tok/ND

Tchuca se tornou o mascote oficial do grupo de pescadores, são cerca de 15 profissionais que convivem diariamente com a “cachorrinha pescadora” que gosta de ficar de olho na chegada das tainhas, em cima da canoa ou no caminhão, conforme o vídeo gravado pela tutora Maria Karolini, veja:

Tchuca é o xodó dos pescadores do Balneário Arroio Corrente. – Vídeo: Maria Karolini Luiz/ ND

+

Animais

Loading...