VÍDEO: Em registro raro, baleias-franca são flagradas acasalando em praia de Florianópolis
Imagens feitas na praia da Barra da Lagoa na última sexta-feira (13) mostram o casal de mamíferos aquáticos em momento romântico
Duas baleias-franca foram avistadas na praia da Barra da Lagoa, em Florianópolis, na última sexta-feira (13). O movimento dos animais chamou a atenção, pois era uma fêmea e um macho no maior clima romântico.

De acordo com a R3 Animal, os dois aparentavam realizar o comportamento de acasalamento, com o macho diversas vezes tentando realizar a cópula.
A reprodução das baleias-franca é poliândrica, ou seja, o acasalamento ocorre com diversos machos cortejando uma única fêmea, que tenta evitar a cópula posicionando-se na superfície com o ventre para cima.
No vídeo aparece apenas um animal cortejando a fêmea e tentando a cópula.
Assista:
Baleias-franca em clima de romance na praia da Barra da Lagoa – Vídeo: Emanuel Ferreira/R3 Animal/Divulgação/ND
Apesar da costa de Santa Catarina ser caracterizada, principalmente, como local de nascimento e cria dos filhotes, grupos de baleias adultas em comportamento de acasalamento são pouco avistados na região.
A temporada reprodutiva das baleias-franca vai de julho a novembro, sendo setembro o mês de maior ocorrência dos animais em águas catarinenses.
Baleia-franca identificada em 2008 é vista com filhote
Uma baleia-franca adulta foi avistada na companhia do filhote na tarde deste sábado (14). Desta vez, o registro foi feito na praia dos Açores, também na Ilha de Santa Catarina.
Leia mais
De acordo com Karina Groch, diretora do ProFRANCA/Instituto Australis, que monitora a presença dessa espécie de mamífero em Santa Catarina, a baleia franca avistada com o filhote neste sábado já é uma “velha conhecida” dos pesquisadores. Já é o quarto ano em que ela aparece em águas catarinenses.
A fêmea foi registrada no Sul do Brasil pela primeira vez em 2008 e foi identificada como B496. Em 2011 e em 2015 a mesma baleia franca marcou presença no litoral de SC. Nas três aparições anteriores, o animal também estava acompanhado de um filhote.