VÍDEO: ‘gangue’ de lontras é flagrada caçando presa em rio de Joinville

Fofinhas, mas perigosas: veja o registro das lontras abocanhando uma presa em um rio da cidade

O ND+ já mostrou por aqui um registro cheio de fofura de um filhotinho de lontra resgatado em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina.

Agora, as lontras voltaram a ser assunto na região, mas por um motivo bem diferente: um vídeo feito em Joinville mostra duas delas caçando uma presa e mostrando um lado dessa espécie que nem todo mundo conhece.

Vídeo mostra duas lontras caçando a presa no rio Cachoeira – Foto: InternetVídeo mostra duas lontras caçando a presa no rio Cachoeira – Foto: Internet

As imagens foram feitas por um morador da cidade no rio Cachoeira, em trecho próximo ao terminal Norte, no bairro Santo Antônio.

O flagra mostra duas lontras carregando a presa tranquilamente, sem fazer muito esforço. Segundo o morador, havia ainda uma terceira lontra, que não apareceu nas imagens. Veja o vídeo:

O vídeo surpreendeu o biólogo Christian Raboch, da Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente), que disse nunca ter visto um registro parecido.

“As lontras são animais carnívoros, parentes do furão e da irara. Geralmente, comem peixes, mas eventualmente podem comer outros animais”, explica.

Alguns internautas confundiram as lontras com ariranhas, mas, de acordo com o biólogo, esses animais são maiores e vivem no Pantanal.

Já a desafortunada presa abocanhada pelas lontras acabou deixando muita gente em dúvida. O próprio biólogo da Fujama pensou, a princípio, que pudesse se tratar de uma cobra d’água, espécie que não tem veneno e mata por constrição, que é a interrupção do fluxo sanguíneo das presas.

Porém, ele acredita que a presa seja mesmo um mussum, também chamado de peixe cobra e enguia de água doce. A opinião é compartilhada pelo professor e biólogo Everton Wilner, da Universidade do Contestado, que chama atenção para a “sorte” das lontras em encontrar um animal tão grande.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Animais

Loading...