VÍDEO: ‘gangue’ de lontras é flagrada caçando presa em rio de Joinville
Fofinhas, mas perigosas: veja o registro das lontras abocanhando uma presa em um rio da cidade
O ND+ já mostrou por aqui um registro cheio de fofura de um filhotinho de lontra resgatado em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina.
Agora, as lontras voltaram a ser assunto na região, mas por um motivo bem diferente: um vídeo feito em Joinville mostra duas delas caçando uma presa e mostrando um lado dessa espécie que nem todo mundo conhece.

As imagens foram feitas por um morador da cidade no rio Cachoeira, em trecho próximo ao terminal Norte, no bairro Santo Antônio.
O flagra mostra duas lontras carregando a presa tranquilamente, sem fazer muito esforço. Segundo o morador, havia ainda uma terceira lontra, que não apareceu nas imagens. Veja o vídeo:
Discovery joinville pic.twitter.com/FBd3gy7hNf
— Vini Silva (@vinnisilvaa_) September 3, 2021
O vídeo surpreendeu o biólogo Christian Raboch, da Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente), que disse nunca ter visto um registro parecido.
Leia mais
“As lontras são animais carnívoros, parentes do furão e da irara. Geralmente, comem peixes, mas eventualmente podem comer outros animais”, explica.
Alguns internautas confundiram as lontras com ariranhas, mas, de acordo com o biólogo, esses animais são maiores e vivem no Pantanal.
Já a desafortunada presa abocanhada pelas lontras acabou deixando muita gente em dúvida. O próprio biólogo da Fujama pensou, a princípio, que pudesse se tratar de uma cobra d’água, espécie que não tem veneno e mata por constrição, que é a interrupção do fluxo sanguíneo das presas.
Porém, ele acredita que a presa seja mesmo um mussum, também chamado de peixe cobra e enguia de água doce. A opinião é compartilhada pelo professor e biólogo Everton Wilner, da Universidade do Contestado, que chama atenção para a “sorte” das lontras em encontrar um animal tão grande.