VÍDEO: Urso polar caça rena dentro da água e liga alerta sobre mudança na cadeia alimentar

'Rei do Ártico' tem como alvo principal as focas, mas mudança de lei para preservação de renas pode ser um dos principais indicativos para o fato

O flagra inédito no mundo animal de um urso polar caçando uma rena dentro do mar pode ser um sinal de mudanças na cadeia alimentar do “Rei do Ártico”, já que as focas são seu principal alvo.

Urso polar após caçar rena na Noruega – Foto: Urso Springger/Reprodução/NDUrso polar após caçar rena na Noruega – Foto: Urso Springger/Reprodução/ND

De acordo com o portal Extra, o fato aconteceu no arquipélago norueguês de Svalbard em 21 de agosto de 2020, mas o vídeo foi divulgado apenas em outubro de 2021.

No verão, o gelo recua e deixa o predador mais tempo na terra e longe das focas. Uma equipe de pesquisa de uma estação científica assistiu a cena e capturou pela primeira vez a caçada.

Na ocasião, uma jovem fêmea persegue uma rena macho na água, mas que se afoga e é puxada pela ursa polar.

Urso polar durante caçada no mar da Noruega – Foto: Kulaszewicz and P. Ulandowska-Monarcha/Reprodução/NDUrso polar durante caçada no mar da Noruega – Foto: Kulaszewicz and P. Ulandowska-Monarcha/Reprodução/ND

Izabela Kulaszewics é uma das biólogas que presenciou a cena e contou para a agência France Press que a situação era como “assistir a um documentário”.

Em seguida, Izabela e outros dois colegas escreveram um artigo sobre indícios de que os ursos polares têm caçado renas com mais frequência.

Além do recuo do gelo, o crescimento no número de renas pode ser outro fator para a normalização da cena. Isso ocorre desde a proibição da caça do animal em Svalbard em 1925.

Veja o vídeo:

+

Animais

Loading...