VÍDEOS: outras vezes que tubarões assustaram surfistas e moradores de Balneário Camboriú

Até o mês de outubro foram duas aparições e o alargamento da praia Central pode ter relação com a presença dos tubarões

A segunda aparição de um tubarão na praia Central de Balneário Camboriú assustou surfista e surpreendeu moradores e turistas da região. Só em 2021, esta é a segunda vez que tubarões aparecem na praia Central da Dubai brasileira.

A primeira foi em setembro, quando um vendedor de churros que estava próximo ao mar avistou um tubarão bem perto da costa. Pelas imagens, é possível ver o animal bem próximo às pedras do molhe da Barra Sul. Quem fez o vídeo não informou quanto tempo o tubarão ficou por ali.

Tubarão é flagrado na Barra Sul, em Balneário Camboriú – Vídeo: Reprodução/ND

Para a secretaria do Meio Ambiente de Balneário Camboriú, se trata de um tubarão Mangona, no entanto, a NDTV entrou em contato com professores do Museu Oceanográfico da Univali, que analisaram o vídeo e afirmaram que pode se tratar de um exemplar do grupo “Carcharhinus”.

Tubarão assusta surfistas

Pita Tavares surfa há mais de 30 anos em Balneário Camboriú no Litoral Norte de Santa Catarina e já enfrentou inúmeros desafios ao longo dos anos, mas na última quarta-feira (13) ele se deparou com algo que o assustou muito: um tubarão.

O surfista conta que foi um tubarão pequeno que não o atacou, apenas passou pelas pernas e bateu nas costas, o suficiente pro surfista questionar se quer continuar enfrentando as ondas na praia Central de Balneário Camboriú.

Surfista conta que ficou apavorado ao ver tubarão em praia Central de Balneário Camboriú – Vídeo: Reprodução/Internet

“A fita foi a seguinte, o tubarão passou por mim, bateu na minha perna e sumiu, até então eu não tinha percebido que se tratava de um tubarão. Logo depois ele voltou de frente para mim, na minha direção e passou do meu ladinho. O rabo dele bateu nas minhas costas e foi embora”, conta.

Pita conversou com um biólogo que explicou que o tubarão é de uma espécie pequena, que não costuma atacar. “Ele disse que é um tubarão que não morde nem ataca, por isso ele só imbicou em mim e não chegou a me morder. Mas é um tubarão, né cara?! Não estou acostumado a ver isso. O cara se caga todo”, disse.

Só em 2021 esta é a segunda vez que tubarão aparece na praia Central de Balneário Camboriú – Foto: Reprodução/InternetSó em 2021 esta é a segunda vez que tubarão aparece na praia Central de Balneário Camboriú – Foto: Reprodução/Internet

O susto fez o surfista questionar se continuaria pegando ondas. “Estou apavorado. Pensei até em parar de surfar. Eu estou bem assustado mesmo. Não foi brincadeira. Não sei explicar, uma coisa que nunca vi em 30 anos aqui, nunca vi nada disso”, desabafou.

O que tem atraído os tubarões

As aparições de tubarões na praia Central de Balneário gerou inúmeros comentários nas redes sociais. A brincadeira de que o animal também ficou curioso para ver como estava ficando o alargamento da Praia Central pode não ser tão brincadeira assim.

Mudanças climáticas alteram planejamento da obra da nova Praia de Balneário Camboriú – Foto: Secom BC/DivulgaçãoMudanças climáticas alteram planejamento da obra da nova Praia de Balneário Camboriú – Foto: Secom BC/Divulgação

É que, segundo o curador do Museu Oceanógrafo da Univali, professor Jules Soto, esse é um dos motivos que pode ter trazido o tubarão para tão perto da terra firme.

Nova praia Central de Balneário Camboriú será a Copacabana catarinense; entenda

Soto explica que essa espécie de animal costuma ficar no fundo do mar se alimentando de pequenos peixes. Com a obra de alargamento, uma draga foi colocada para “sugar” a areia de uma jazida e trazer até a praia. Com isso, o fundo do mar, onde as presas do tubarão ficavam, agora estão na praia.

Movido pela alimentação, esse tubarão-martelo juvenil, segundo o professor, veio até a Barra Sul atrás dos peixes, e parece ter encontrado. O pesquisador destaca ainda que as espécies mais comuns em Balneário Camboriú são dos gêneros Carcharhinus e Sphyrna, que não atacam.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Animais

Loading...