VÍDEOS: urubu domesticado aparece em condomínio de SC e chama atenção

Segundo veterinário, animal pode estar a procura de abrigo e de alimento, mas alerta para transmissão de doenças, tanto para humanos quanto para outros animais

Urubus são animais que podem assustar. De longe, eles são vistos normalmente onde há animais mortos ou lixo. No entanto, em um condomínio no bairro Murta, em Itajaí, um urubu é tratado como bicho de estimação.

Urubu domesticado aparece em condomínio de Itajaí – Foto: Reprodução/NDUrubu domesticado aparece em condomínio de Itajaí – Foto: Reprodução/ND

Ele apareceu no condomínio há algumas semanas. Segundo os moradores, nunca foi visto fuçando no lixo ou comendo carniça, pelo contrário. A alimentação do bicho é bem balanceada, com frutas diversas e até a ração de animais de estimação dos vizinhos.

O tutor do urubu o adotou há sete meses, e nomeou o bicho de Bubu. Ali, ele é tratado como qualquer outro animal de estimação, e tem até lugar cativo: uma cadeira, na garagem de casa.

Gugu passeia pela vizinhança livremente, e já é conhecido dos vizinhos. No entanto, moradores tentaram chamar ONGs (Organizações Não Governamentais) de animais para resgatar o bicho, “mas quando falamos que é um urubu, chega a virar piada”.

De acordo com o veterinário especializado em animais silvestres, Leonardo Ribeiro de Lima, os urubus podem sim transmitir doenças e o contato próximo com humanos é perigoso. Neste caso, como ele está sozinho, deve estar a procura de abrigo e de alimento.

“É muito importante realmente ajudá-lo a se alimentar, porém deve ser feito de outra forma”, explica. “Pode ser organizado um comedouro pra ele longe das sacadas e dos animais”, sugere.

Segundo a Diretoria de Defesa Animal do INIS (Instituto Itajaí Sustentável), o resgate do animal não foi feito ainda porque o órgão está sem convênio para encaminhamento de animais silvestres.

O INIS já foi ao local, mas não encontrou o urubu. Segundo o órgão, o animal será resgatado e será encaminhado a um biólogo, que vai cuidar e reabilitar o bicho.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Animais