Arquitetura que inclui: as soluções em acessibilidade da CASACOR / SC

Além de ambiente acessível para pessoas com mobilidade reduzida ou alguma deficiência, a mostra em 2019 terá palestras sobre o tema na Arena CASACOR

Respeitar a diversidade e criar soluções em acessibilidade para todas as pessoas, sejam idosas, com mobilidade reduzida ou com algum tipo de deficiência, é também um dos propósitos da arquitetura. Em 2019, pela primeira vez a CASACOR /SC destaca a inclusão na edição da mostra em Florianópolis. Além de apresentar um ambiente que propõe circulação acessível e contemplação, abre espaço para uma série de palestras sobre esse tema tão pertinente na Arena CASACOR. A primeira será no dia 1º de outubro, às 19h.

Assinado por Heloisa Regis Vaz, Silvya Caprario, Ingrid Lima, Rosa Maria Garay e Valquiria Mendes da Silva, o ambiente Circulação com Acessibilidade surgiu da necessidade de tornar os ambientes acessíveis a todos e ocupa as áreas de circulação do mall Pátio Milano — o mezanino e parte do andar térreo. A equipe de profissionais que assina o projeto é especialista na área.

— Integramos a Câmara Temática de Acessibilidade do CAU/SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina) e estamos trabalhando a questão da acessibilidade em todos os lugares: interiores, planos diretores, áreas urbanas — diz Silvya Caprario, conselheira do CAU e coordenadora da Câmara.

Toda a área de circulação assinada pelos arquitetos traz as sensações dos quatro sentidos de forma sutil e conceitual. É possível caminhar ou descansar com liberdade, apreciar obras com as mãos e refletir a partir de palavras e frases de impacto sobre o assunto. As imagens nas paredes que aludem a pessoas com algum tipo de deficiência convidam a lembrar que todos têm e devem ocupar lugar, num ambiente sofisticado ou em qualquer lugar.

Circulação – Foto: Lio Simas

Destaque também para quadros do fotógrafo Gabriel Bonfim. A série De Fotografia à Tactography apresenta retratos “visíveis aos cegos”, feitas a partir da fotografia original e do escaneamento 3D em software de desenho assistido por computador e, posteriormente, impressas em relevo.

— Acessibilidade é um direito de todos. A CASACOR é uma mostra que dita tendências e ficamos felizes em, pela primeira vez, convidar profissionais, fornecedores e o público a refletir e a agir sobre o assunto — afirma a diretora da mostra em Santa Catarina, Francis Bernardo.

Palestras sobre acessibilidade todas as terças-feiras

A Arena CASACOR terá palestras sobre acessibilidade e arquitetura todas as terças-feiras, sempre às 19h, no espaço Casa Branca. As conversas serão conduzidas pelos profissionais que idealizaram o ambiente Circulação com Acessibilidade e integrantes da Câmara Temática de Acessibilidade do CAU/SC.

— O propósito é tocar no assunto de forma técnica,como as alterações na legislação, dimensões a serem respeitadas, normas brasileiras etc. Mas acima de tudo, conscientizar sobre o fato de que um espaço que serve para uma pessoa com deficiência é um espaço para todos. Por isso é aberto a estudantes e profissionais da área, mas também o público interessado em saber mais sobre o assunto — destaca a arquiteta Heloisa Regis Vaz.

Sobre a CASACOR / Santa Catarina

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e melhor mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne anualmente prestigiados arquitetos, decoradores e paisagistas. Em 2019, serão 15 praças nacionais: São Paulo, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú) e Ribeirão Preto. A mostra ocorre ainda em quatro praças internacionais: Bolívia, Estados Unidos, Paraguai e Peru. Veja mais em www.casacor.com.br.

Agende-se

O QUÊ: CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2019 QUANDO: 15 de setembro a 27 de outubro – Terça a Sexta, das 15h às 21h. Sábados e feriados, das 13h às 21h – Domingo, das 13h às 19h. O evento não abre às segundas-feiras. ONDE: Empreendimento Cidade Milano (Av. Mauro Ramos, 1512, Centro, Florianópolis). Estacionamento no local. INGRESSOS: R$ 50 / R$ 25 (meia, necessário comprovante) INFORMAÇÕES: contato@casacorsc.com.br / (48) 9 9938-3894 https://casacor.abril.com.br/mostras/santa-catarina/

+

CasaCor 2019